Comentários: 0
Os aeroportos portugueses tiveram o maior crescimento de sempre em 2015, mais 11% que em 2014.
GTRES

O novo Governo está a aprofundar o estudo do projeto do aeroporto do Montijo complementar ao de Lisboa, solução do anterior Executivo para responder ao estrangulamento do aeroporto da Portela, a garantia foi dada por Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas. Os aeroportos portugueses tiveram o maior crescimento de sempre em 2015, com um aumento de tráfego de 11% face ao ano anterior. Ao todo foram transportados 38,9 milhões de passageiros.

Segundo o governante, que falava aos jornalistas à margem do anúncio do número de passageiros do aeroporto de Lisboa em 2015, “está a ser feito o estudo das soluções que tinham sido apontadas e em particular de uma solução”. Em causa está o projeto do aeroporto do Montijo, a criar na Base Aérea nº 6 e complementar ao da Portela (Lisboa). “Mais cedo do que mais tarde temos de fazer o trabalho de encontrar uma solução”, disse, salientando o Governo está a “trabalhar no sentido de aprofundar os detalhes em relação a essa solução”.

Maior crescimento de sempre

Os aeroportos portugueses tiveram o maior crescimento de sempre em 2015, com um aumento de tráfego de 11% face a 2014. Ao todo foram transportados 38,9 milhões de passageiros, revelou a ANA – Aeroportos de Portugal.

Segundo a gestora aeroportuária, detida pelo grupo francês Vinci, só o Aeroporto de Lisboa ultrapassou a barreira dos 20 milhões de passageiros em 2015, uma subida de 10,7% face ao ano anterior. Já o Aeroporto do Porto atingiu 8,1 milhões de passageiros, mais 16,7% que em 2014. No caso de Faro o crescimento foi de 6,4%, para os 6,4 milhões de passageiros.

No aeroporto da Madeira o tráfego atingiu os 2,7 milhões de passageiros, mais 6,3% que em 2014, e nos aeroportos dos Açores a subida anual foi de 25,7%, para 1,6 milhões de passageiros. Para esta subida nos Açores contribuiu o facto de terem sido liberalizadas as ligações aéreas.

“O crescimento sustentado de passageiros dos últimos anos resulta da atratividade dos aeroportos da rede e do esforço de captação de novas rotas e companhias aéreas”, explicou a ANA, salientando que “os últimos dois anos foram marcados por um forte crescimento do tráfego ‘low cost’ [de baixo custo], principalmente em 2015”.

Investimento de 74 milhões nos aeroportos este ano

Na cerimónia de apresentação destes dados de tráfego de passageiros nos aeroportos nacionais em 2015, Ponce de Leão, presidente da ANA, anunciou que a gestora aeroportuária pretende investir cerca de 74 milhões de euros em 2016 nos aeroportos de Lisboa, Faro, Porto, Funchal e Açores, com remodelações e reformulações.

No aeroporto de Lisboa, o investimento rondará os 33,5 milhões de euros, prevendo a reformulação das áreas de controlo, melhoria da capacidade de check-in, de despacho de bagagem e do controlo de segurança no terminal 1, que já estão em curso. Também serão feitas obras no terminal 2, devido ao aumento da procura das companhias “low cost”.

O segundo maior investimento está previsto para o aeroporto de Faro, cerca 25 milhões de euros, de um total de 35 milhões de euros orçamentados. Nos aeroportos dos Açores serão investidos 5,9 milhões de euros, no do Porto 3,9 milhões e no do Funchal (Madeira) quatro milhões.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta