Novo aeroporto de Lisboa

Voar desde o novo aeroporto Luís de Camões? Só entre 2036 e 2037

A ANA Aeroportos prevê a abertura do novo aeroporto de Lisboa em meados de 2037, ou, com otimizações ao cronograma a negociar com o Governo, no final de 2036, segundo o relatório inicial entregue em dezembro e publicado esta sexta-feira, dia 17 de janeiro.No relatório, publicado na página oficial do
Obras no novo aeroporto de Lisboa

Obras no aeroporto de Lisboa: ANA tem 4 meses para lançar projetos

O Governo dá 120 dias à ANA para apresentar projetos para o cumprimento das obrigações específicas de desenvolvimento no aeroporto de Lisboa, cujas obras têm de estar concluídas até 2027, segundo resolução publicada em Diário da República esta quinta-feira, dia 28 de dezembro. A resolução do Consel
Novo aeroporto de Lisboa

Novo aeroporto de Lisboa: um guia com tudo o que já se sabe

A história do novo aeroporto de Lisboa já está a ser escrita há 50 anos. E, esta semana, a Comissão Técnica Independente (CTI) revelou mais um capítulo ao concluir, no seu relatório preliminar, que a solução de conjugar, numa fase inicial, o Aeroporto Humberto Delgado com um novo aeroporto em Alcochete é a que traz “mais vantagens para o país”. E também a opção dual que combina o aeroporto da Portela com uma nova infraestrutura em Vendas Novas é “viável”. No dia do arranque da consulta pública do relatório da CTI sobre as soluções aeroportuárias para a capital, o idealista/news preparou um guia com todas as novidades sobre o novo aeroporto de Lisboa.
Novo aeroporto de Lisboa

Novo aeroporto de Lisboa: quais as opções em cima da mesa?

A história sobre o futuro aeroporto de Lisboa já soma 50 anos. Mas houve progressos nas últimas semanas: o Governo e o PSD chegaram a acordo sobre a metodologia a seguir para que no próximo ano se possa decidir a localização do novo aeroporto de Lisboa. Em estudo vão estar várias localizações para construir o novo aeroporto, como: Montijo, Alcochete e Santarém.
Obras no Aeroporto de Lisboa arrancaram sem Avaliação de Impacto Ambiental

Obras no Aeroporto de Lisboa arrancaram sem Avaliação de Impacto Ambiental

O movimento ambientalista Zero considera “absolutamente inacreditável” que as obras que decorrem a partir desta segunda-feira (6 de janeiro de 2020) no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, não sejam sujeitas a uma Avaliação de Impacto Ambiental (AIA). Os trabalhos vão prolongar-se até junho entre as 23h30 e as 5h30, não havendo voos noturnos.
ANA entregou ao Governo proposta para novo aeroporto do Montijo

ANA entregou ao Governo proposta para novo aeroporto do Montijo

A ANA – detentora da concessão dos aeroportos nacionais – já entregou ao Governo a proposta para o aumento da capacidade aeroportuária de Lisboa, que implica a construção de uma nova infraestrutura no Montijo. O anúncio foi feito pelo presidente executivo da ANA, Carlos Lacerda, no evento de comemoração dos 75 anos do aeroporto de Lisboa.
Obras públicas derraparam 15 milhões em 2015 e mais de 1.500 contratos foram alterados

Obras públicas derraparam 15 milhões em 2015 e mais de 1.500 contratos foram alterados

No ano passado, o Estado gastou mais 15 milhões de euros em obras públicas face ao que estava previsto. A conclusão consta de uma auditoria do Tribunal de Contas (TC) aos contratos de empreitada que foram assinados por entidades públicas. Mais de 1.500 contratos foram alterados entre 2011 e 2013, com uma redução de 23 milhões nos encargos, o que não significa um “decréscimo efetivo da despesa pública”, refere o TC.
Os aeroportos portugueses tiveram o maior crescimento de sempre em 2015, mais 11% que em 2014.

Construção de aeroporto no Montijo na calha

O novo Governo está a aprofundar o estudo do projeto do aeroporto do Montijo complementar ao de Lisboa, solução do anterior Executivo para responder ao estrangulamento do aeroporto da Portela, segundo Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas. Os aeroportos portugueses tiveram o maior crescimento de sempre em 2015, com um aumento de tráfego de 11% face a 2014.
TAP põe à venda terrenos da sede, escritórios e oficinas junto ao aeroporto de Lisboa

TAP põe à venda terrenos da sede, escritórios e oficinas junto ao aeroporto de Lisboa

Começam a ser conhecidas algumas das medidas relacionadas com a privatização do grupo TAP. Os novos acionistas – David Neeleman e Humberto Pedrosa – estão a avançar com a reestruturação da empresa e nesse sentido foram colocados à venda os terrenos do chamado “reduto TAP”, que envolvem a sede, escritórios e oficinas da companhia junto ao aeroporto da Portela.
Taxa turística de Lisboa afinal vai ser paga pela ANA, gestora dos aeroportos

Taxa turística de Lisboa afinal vai ser paga pela ANA, gestora dos aeroportos

Os turistas que quiserem visitar a capital portuguesa podem respirar de alívio. Afinal, pelo menos durante este ano, quem entrar e/ou dormir em Lisboa não vai ter que pagar um euro. A empresa ANA-Aeroportos vai assumir a partir de abril o pagamento da Taxa Turística criada pela Câmara Municipal de Lisboa, num valor entre 3,6 a 4,4 milhões de euros.
rumores

rumores

vici quer levar limite da portela até 25 milhões de passageiros: a vinci, a nova dona da ana - aeroportos de portugal, pretende estender o limite de capacidade do aeroporto da portela até aos 25 milhões de passageiros por ano.
rumores

rumores

aeroportos da ana estão entre os que mais crescem na europa: os aeroportos geridos pela ana, detida pelo grupo francês vinci, estão entre os que registaram maiores subidas de tráfego no passado mês de maio na europa, face ao período homólogo de 2012.
rumores

rumores

défice de portugal será inferior a 5%: portugal deve fechar o ano com um défice abaixo da meta fixada pela “troika”, de 5% do pib.
envio de facturas ao fisco triplicou em três dias

estado arrecada 6,4 mil milhões de euros com privatizações

o conselho de ministros anunciou, esta quinta-feira, que a francesa vinci venceu a corrida à privatização da ana – aeroportos de portugal, ficando com a concessão, durante 50 anos, da actividade de oito aeroportos: lisboa, faro, porto, ponta delgada, santa maria, da horta, flores e o designado termi