Obras no novo aeroporto de Lisboa

Obras no aeroporto de Lisboa: ANA tem 4 meses para lançar projetos

O Governo dá 120 dias à ANA para apresentar projetos para o cumprimento das obrigações específicas de desenvolvimento no aeroporto de Lisboa, cujas obras têm de estar concluídas até 2027, segundo resolução publicada em Diário da República esta quinta-feira, dia 28 de dezembro. A resolução do Consel
Novo aeroporto de Lisboa

Novo aeroporto de Lisboa: um guia com tudo o que já se sabe

A história do novo aeroporto de Lisboa já está a ser escrita há 50 anos. E, esta semana, a Comissão Técnica Independente (CTI) revelou mais um capítulo ao concluir, no seu relatório preliminar, que a solução de conjugar, numa fase inicial, o Aeroporto Humberto Delgado com um novo aeroporto em Alcochete é a que traz “mais vantagens para o país”. E também a opção dual que combina o aeroporto da Portela com uma nova infraestrutura em Vendas Novas é “viável”. No dia do arranque da consulta pública do relatório da CTI sobre as soluções aeroportuárias para a capital, o idealista/news preparou um guia com todas as novidades sobre o novo aeroporto de Lisboa.
Novo aeroporto de Lisboa

Novo aeroporto de Lisboa: quais as opções em cima da mesa?

A história sobre o futuro aeroporto de Lisboa já soma 50 anos. Mas houve progressos nas últimas semanas: o Governo e o PSD chegaram a acordo sobre a metodologia a seguir para que no próximo ano se possa decidir a localização do novo aeroporto de Lisboa. Em estudo vão estar várias localizações para construir o novo aeroporto, como: Montijo, Alcochete e Santarém.
Obras no Aeroporto de Lisboa arrancaram sem Avaliação de Impacto Ambiental

Obras no Aeroporto de Lisboa arrancaram sem Avaliação de Impacto Ambiental

O movimento ambientalista Zero considera “absolutamente inacreditável” que as obras que decorrem a partir desta segunda-feira (6 de janeiro de 2020) no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, não sejam sujeitas a uma Avaliação de Impacto Ambiental (AIA). Os trabalhos vão prolongar-se até junho entre as 23h30 e as 5h30, não havendo voos noturnos.
ANA entregou ao Governo proposta para novo aeroporto do Montijo

ANA entregou ao Governo proposta para novo aeroporto do Montijo

A ANA – detentora da concessão dos aeroportos nacionais – já entregou ao Governo a proposta para o aumento da capacidade aeroportuária de Lisboa, que implica a construção de uma nova infraestrutura no Montijo. O anúncio foi feito pelo presidente executivo da ANA, Carlos Lacerda, no evento de comemoração dos 75 anos do aeroporto de Lisboa.
Obras públicas derraparam 15 milhões em 2015 e mais de 1.500 contratos foram alterados

Obras públicas derraparam 15 milhões em 2015 e mais de 1.500 contratos foram alterados

No ano passado, o Estado gastou mais 15 milhões de euros em obras públicas face ao que estava previsto. A conclusão consta de uma auditoria do Tribunal de Contas (TC) aos contratos de empreitada que foram assinados por entidades públicas. Mais de 1.500 contratos foram alterados entre 2011 e 2013, com uma redução de 23 milhões nos encargos, o que não significa um “decréscimo efetivo da despesa pública”, refere o TC.
Os aeroportos portugueses tiveram o maior crescimento de sempre em 2015, mais 11% que em 2014.

Construção de aeroporto no Montijo na calha

O novo Governo está a aprofundar o estudo do projeto do aeroporto do Montijo complementar ao de Lisboa, solução do anterior Executivo para responder ao estrangulamento do aeroporto da Portela, segundo Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas. Os aeroportos portugueses tiveram o maior crescimento de sempre em 2015, com um aumento de tráfego de 11% face a 2014.
TAP põe à venda terrenos da sede, escritórios e oficinas junto ao aeroporto de Lisboa

TAP põe à venda terrenos da sede, escritórios e oficinas junto ao aeroporto de Lisboa

Começam a ser conhecidas algumas das medidas relacionadas com a privatização do grupo TAP. Os novos acionistas – David Neeleman e Humberto Pedrosa – estão a avançar com a reestruturação da empresa e nesse sentido foram colocados à venda os terrenos do chamado “reduto TAP”, que envolvem a sede, escritórios e oficinas da companhia junto ao aeroporto da Portela.