O projeto de reabilitação do centro histórico de Viana do Castelo, que está aberto ao debate público até dia 23 de março, contempla um investimento de 60 milhões de euros. José Maria Costa, presidente da autarquia, revelou que metade do investimento será aplicado até 2020, ao abrigo do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) do Portugal 2020. Do total do investimento previsto, um terço provém de fundos comunitários.
O projeto “tem como objetivos requalificar e revitalizar o tecido urbano, atrair e fixar população no centro histórico, dinamizar o tecido económico, contribuir para a preservação e valorização do património construído, reforçar a atração turística e a oferta cultural dos serviços”, disse o autarca, citado pelo Diário Imobiliário.
Em causa está, por exemplo, a reabilitação de edifícios “na envolvente da beira-rio, junto ao jardim público da cidade, e a recuperação e devolução à cidade do jardim do edifício do antigo Governo Civil”, adiantou.
Há atualmente no centro histórico de Viana do Castelo 11 unidades de alojamento turístico, sendo que estão em construção três novos hostels. Em curso estão também obras de reabitação em 30 edifícios, sendo que há 141 a necessitar de intervenções moderadas e 39 a precisar de intervenções urgentes.
Para poder comentar deves entrar na tua conta