Comentários: 0
Vai nascer uma “grande zona de lazer familiar” em Viseu
Vista panorâmica de Viseu. wikimedia_commons

A “febre” da reabilitação urbana também chegou a Viseu. O Parque da Radial de Santiago vai ser transformado numa “grande zona de lazer familiar”, isto após um investimento de quase 500.000 euros. O espaço, que foi criado há cerca de dez anos pela Viseu Polis com o objetivo de ser o recinto da feira semanal, beneficiará de uma obra de requalificação e alargamento que vai unir as duas margens do Rio Pavia.

“A vocação deste parque ambiental, de lazer familiar e de prática física ao ar livre será finalmente concretizada”, disse o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, salientando que vai renascer “um pulmão verde” na cidade”, um espaço “convidativo, bem equipado e seguro”.

Segundo a Lusa, a empreitada e a instalação de equipamentos, arquiteturas e mobiliário representam um investimento de 452.000 euros, que deve estar concretizado até ao início do verão. Irá ser construída uma ponte pedonal que vai ligar as duas frentes ribeirinhas, permitindo o alargamento do parque à margem esquerda do Rio Pavia. “Com esta reapropriação reforçaremos a relação da cidade com o seu rio histórico”, frisou o autarca.

O projeto aposta na arborização do parque, sendo feitos investimentos em galerias ripícolas, pomares e bosque e reforçando o ajardinamento e sombreamento. Irá ainda nascer na zona um miradouro, o “Monte Viseu”, um labirinto, um parque de slide, campos de basquetebol e áreas de fitness.

Um novo parque de estacionamento coberto

Entretanto, o Parque de Estacionamento de São Lázaro, no centro histórico da cidade, já está em funcionamento. Trata-se de um parque coberto que aproveita uma infraestrutura já existente no antigo Centro Comercial Académico e que foi alvo de obras de requalificação e readaptação, disponibilizando agora 75 lugares de estacionamento exclusivos a residentes e operadores económicos do Centro Histórico.

“É um equipamento especialmente pensado para a qualidade de vida de quem reside ou trabalha no nosso Centro Histórico de Viseu”, disse Almeida Henriques, citado pelo Jornal do Centro.

De acordo com o autarca, este é um dos três novos parques de estacionamento previstos para o Centro Histórico, no âmbito do sistema de mobilidade da cidade.

Relativamente aos preços a cobrar pelo estacionamento, para os moradores, os valores variam entre os 20 euros por mês e 240 euros por ano enquanto que para os titulares de atividades económicas a tarifa vai dos 25 euros mensais aos 300 euros anuais. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta