
Portugal e Espanha decidiram dar um novo impulso às ligações ferroviárias entre os dois países. Numa reunião, esta terça-feira em Madrid, foi decidido reforçar a coordenação técnica na modernização em curso de uma série de ligações ferroviárias de "enorme importância" para os dois países.
"A nossa primeira decisão foi que, a partir de aqui, realizaremos, com uma periocidade não superior a três meses, reuniões de trabalho entre as nossas equipas técnicas", disse, no final da reunião, o ministro português do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, citado pela Lusa, numa conferência de imprensa com o ministro espanhol do Fomento, Ínigo de la Serna.
Portugal tem atualmente em curso três projetos internacionais de "grande importância" que necessitam de "grande coordenação" com Espanha: o corredor norte (ligação Aveiro-Vilar Formoso-Salamanca), o corredor sul (ligação Sines-Caia-Madrid) e a linha do Minho (Porto-Valença-Vigo).
"Temos investimentos importantes dos dois lados da fronteira, que devem e estão a avançar de forma coordenada", resumiu Pedro Marques, segundo escreve a agência de notícias.
Para Lisboa, estas ligações são de "enorme importância", especialmente os corredores norte e sul, para ligar os portos portugueses (Leixões, Aveiro, Setúbal e Sines) à fronteira espanhola e à Europa.
O ponto da situação destes projetos entre os dois países será feito na Cimeira Luso-espanhola, que se prevê que se realize em maio próximo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta