
Tem 57 quilómetros e demorou 17 anos a ser construído. O Gotthard – integrado num projeto denominado Gottardo – é o maior túnel ferroviário do mundo: foi inaugurado na Suíça em junho e atravessa os Alpes suíços, tendo como principal objetivo facilitar a circulação em pleno coração da Europa.
Trata-se de um túnel que é dez vezes maior que o Túnel do Marão (norte de Portugal), que tem 5,6 quilómetros, escreve a Lusa. O Gottardo, que passa debaixo dos Alpes suíços, liga Erstfeld, no cantão de Uri (centro), a Bodio, no cantão Tessino (sul).
Segundo a agência de notícias, quando estiver em pleno funcionamento, em dezembro deste ano, o túnel vai permitir realizar uma ligação ferroviária entre as cidades de Zurique (Suíça) e Milão (Itália) em 2h40m, menos uma hora que atualmente.
De referir que o esboço inicial deste projeto foi feito pelo engenheiro suíço Carl Eduard Gruner em 1947. Atrasos burocráticos, elevados custos e outros obstáculos adiaram o projeto, pelo que as obras só arrancaram em 1999. Por falar em custos, a Suíça desembolsou mais de 12 mil milhões de francos (11 mil milhões de euros) na construção da infraestrutura.









Para poder comentar deves entrar na tua conta