A central solar de Alcoutim, no Algarve, terá 220 megawatts (MW) de capacidade instalada e será o maior projeto de energia solar do país e um dos maiores da Europa. A empresa promotora, a Solara4, apresentou o projeto esta quarta-feira (dia 1), bem como os respetivos investidores. Entre eles está a China Triumph International Engineering.
O empreendimento será construído num terreno no concelho de Alcoutim, com 800 hectares, em parceria com o grupo britânico Welink, e está a ser desenvolvido sem estar apoiado em tarifas subsidiadas, ao contrário da generalidade dos projetos de energias renováveis já em operação no país.
Em causa está um investimento que ronda os 200 milhões de euros, sendo que o empreendimento estava a ser preparado há vários anos, escreve o Expresso, salientando que só mas em novembro do ano passado teve um avanço decisivo, com os promotores a entregarem à Direção-Geral de Energia e Geologia uma caução de quatro milhões de euros, sinalizando a intenção firme de concretizar o investimento.
De referir que a China Triumph International Engineering integra o conglomerado China National Building Material, que tem negócios na área do cimento, vidro, fibra de vidro, engenharia e logística. Já o grupo Welink é especializado na construção de edifícios modulares, soluções de eficiência energética e projetos de energia renovável.
 
 
 
 
 
 
 
Para poder comentar deves entrar na tua conta