
Terminar a pesca da sardinha é uma questão que nem se coloca à ministra do Mar. "E muito menos durante 15 anos. Seria impensável", declara Ana Paula Vitorino, garantindo que "os problemas de sobrepesca neste stock também não se colocam". A governante portuguesa vem assim contrariar os dados da Comissão Europeia (CE), que indicavam que se deve parar com a pesca da sardinha, no período de pelo menos uma década e meia.
A ministra do Mar, citada pela TSF, defende que a avaliação feita pelo organismo científico comunitário está a basear-se em dados antigos e para avaliar o estado do stock, o IPMA irá fazer um cruzeiro científico, em agosto.
Mas a proposta final sobre a pesca deste peixe, diz Ana Paula Vitorino, não virá de Bruxelas. "É uma matéria acompanhada mas não fixada pela Comissão Europeia", diz a ministra, acrescentando que o stock gerido em conjunto com Espanha.
A decisão final sobre a pesca da sardinha, assegura a governante, será sempre tomada ouvindo pescadores e associações de produtores.
Para poder comentar deves entrar na tua conta