Edifícios com eficiência energética

Parlamento Europeu aprova Diretiva de Eficiência Energética em Edifícios

A sessão plenária do Parlamento Europeu aprovou que a partir de 2030 o objetivo de zero emissões seja imposto a todos os edifícios recém-construídos, um desafio de neutralidade nas emissões que será exigido a todo o parque imobiliário em 2050. Devem também ser progressivamente implementadas instalações solares em edifícios públicos e não residenciais, dependendo da sua dimensão, e em todos os novos edifícios residenciais a partir de 2030.
Crédito habitação de taxa variável

Créditos a taxa variável e poupança “modesta” são riscos para Portugal

A procura por crédito habitação em Portugal mudou ao longo de 2023. À medida que as taxas Euribor foram escalando, as famílias passaram a optar pela taxa mista ao invés da taxa variável, representando já 64% do total de novos empréstimos à habitação em outubro. Mas olhando para a totalidade dos contratos, os créditos habitação a taxa variável continuam a ser predominantes (82,9% do total). Para a Comissão Europeia (CE), a “elevada” percentagem de empréstimos a taxa variável constitui um risco para Portugal, a par da taxa de poupança “modesta”.
Preço das casas em Portugal

Preços das casas em Portugal "estão sobrevalorizados", avisa CE

Depois de uma forte subida dos preços das casas registada ao longo do ano passado, 2023 trouxe um crescimento mais moderado dos preços em vários países da União Europeia (UE), com alguns Estados-membros a apresentar mesmo quedas no custo da habitação. Isto deveu-se, sobretudo, ao aumento dos juros nos créditos habitação e a menor capacidade de endividamento das famílias. Mas em muitos países os mercados imobiliários continuam sobrevalorizados, como é o caso de Portugal, alerta a Comissão Europeia (CE). E aqui Bruxelas admite mesmo que há o risco de uma “futura correção mais acentuada” nos preços das casas, se as condições económicas se deteriorarem.
Eficiência energética das casas

Bruxelas quer melhorar eficiência da habitação sem subir rendas

A Comissão Europeia (CE) publicou uma série de recomendações aos Estados-membros para combater a pobreza energética e reforçar a proteção das famílias, especialmente daquelas que se encontram numa situação mais vulnerável. Para enfrentar o inverno que aí vem, Bruxelas está a incentivar a renovação dos edifícios com pior desempenho energético, sem que isso represente uma subida exagerada das rendas das casas. 
Financiamento de habitação

Habitação financiada pela Política da Coesão? Eurodeputados dizem sim

Portugal vive hoje uma crise na habitação, marcada pela falta de casas no mercado. O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vem ajudar a mitigar o problema tendo, agora, 3,2 mil milhões de euros para financiar a construção e reabilitação de casas no país. Mas será que chega? Os eurodeputados assumem que não, havendo outras formas de financiar a habitação, nomeadamente através dos fundos de coesão.
Preço das casas a cair

Preços das casas na UE vão descer em 2023, antevê Bruxelas

A poucos dias do Banco Central Europeu (BCE) decidir sobre a evolução da sua política monetária, Bruxelas publicou as suas previsões económicas de verão, que apontam para um abrandamento da inflação na Zona Euro, mas também para a perda de rendimentos, apesar de o emprego continuar “robusto”. E revelam ainda que o arrefecimento da procura de crédito habitação terá efeitos nos preços das casas na União Europeia (UE), antevendo uma “ligeira queda”. Apesar do atual contexto incerto, a economia europeia continuará a crescer (embora pouco).
António Costa

Governo pede apoio internacional para resolver crise na habitação

O Governo de António Costa, a braços com uma crise habitacional que se tem vindo a agudizar e não está a conseguir resolver sozinho - tendo visto o Mais Habitação a ser vetado pelo Presidente da República e a gerar uma onda de contestação generalizada -, decidiu procurar apoio internacional, desdobr