Começa a chegar o momento de preparar o regresso às aulas. E, em vésperas de arrancar um novo ano, convém que não te esqueças de que a maior parte do material escolar deixou de ser, em 2015, uma despesa de educação dedutível no IRS. Há, porém, uma forma de ultrapassar esta limitação. Ensinamos-te tudo.
Com a reforma do IRS, todo os produtos e serviços sujeitos a uma taxa de IVA de 13% ou de 23% deixaram de poder ser deduzidos no imposto. Ou seja, o custo com canetas, cadernos, mochilas e a generalidade de produtos que fazem parte do dia-a-dia de quem está a estudar não podem ser usados para reduzir o imposto porque não estão isentos de IVA ou suportam uma taxa reduzida dos 6%.
Mas, se este material for adquirido na própria escola, já podes deduzir esta despesa no IRS, tal como recorda o Dinheiro Vivo.
Por outro lado, os livros escolares são dedutíveis ao IRS como despesa de Educação, aceitando o fisco 30% dos gastos realizados pelas famílias.
As propinas da universidade também são uma das despesas que as famílias que podem usar para reduzir o seu IRS. O limite dedutível são 800 euros.
Por outro lado, as compras realizadas nos supermercados podem ser encaminhadas para as deduções de educação. Mas, indica ainda o jornal, para isso convém pedir uma fatura separada do resto das compras, que mencione apenas os artigos relacionados com a educação.
Para poder comentar deves entrar na tua conta