Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Despesas

Últimas notícias sobre "Despesas" publicadas em idealista.pt/news

Portugal é o 7º país da UE com gastos de habitação mais baixos

Conquistar a independência e comprar uma casa - ou arrendar - é o objetivo de muitos. Mas esta mudança tem custos. Há que pagar a prestação do crédito habitação ou a renda da casa. E depois ainda há as faturas dos serviços de água, luz e gás. Mas qual é o peso destas despesas com a habitação nos orçamentos das famílias? Em Portugal, estes gastos com a casa representam mesmo a maior fatia das despesas do agregado – cerca de 19,4% em 2020, segundo os dados mais recentes do Eurostat. E olhando para os 27 estados-membros, salta à vista que Portugal é mesmo o sétimo país da UE onde os custos com a casa pesam menos no total de despesas familiares.

Notícia sobre:

Poupar no IRS: despesas que ajudam a ganhar mais ou pagar menos

Conhecer todas as deduções possíveis é fundamental para conseguir poupar no IRS. E a verdade é que esta altura do ano pode ser boa para tentar fazer com que o reembolso do IRS aumente ou para tentar fazer com que o valor a pagar no próximo ano diminua, sendo que há várias despesas dedutíveis.  

Notícia sobre:

7 truques para gastares menos dinheiro a lavar a roupa

Notícia sobre:

Imprevistos financeiros: como estar preparado

Notícia sobre:

8 dicas para gerir o orçamento nas férias

Para uns acabaram, para outros ainda vão começar. As desejadas e merecidas férias têm, no entanto, um reverso da medalha. Falamos do impacto no orçamento familiar. Mas será possível planear e conseguir ter umas férias low-cost? A resposta é sim. Apresentamos-te um conjunto de dicas de poupança a ter em conta que podem ajudar a aliviar o impacto que as férias têm na carteira.     

Notícia sobre:

Despesas na residência oficial da Finlândia abrem polémica

O reembolso das despesas realizadas pela primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, e da sua família na residência oficial de Kesäranta está a gerar polémica. Em causa está o reembolso de, por exemplo, pequenos-almoços na ordem dos 850 euros mensais. Na tentativa de pôr fim à discussão em tempo de eleições locais, Sanna Marie renunciou “definitivamente” ao reembolso das despesas.

Notícia sobre:

Hábitos de consumo das famílias portuguesas mudam “à boleia” da pandemia

Os hábitos de consumo dos portugueses mudaram bastante com o aparecimento da pandemia da Covid-19, desde logo porque as pessoas passaram a estar mais tempo em casa. Na prática, boa parte do orçamento familiar está a ser canalizado para gastos relacionados com a vida em casa, como por exemplo produtos alimentares, água, eletricidade, gás e outros combustíveis. Por outro lado, a despesa com vestuário, calçado, transportes e viagens é menor. 

Notícia sobre:

Como equilibrar o orçamento familiar no cenário pós-moratórias

Muitas famílias e empresas recorreram às moratórias bancárias criadas pelo Governo para dar resposta à crise da pandemia da Covid-19. Mas este regime, que permite suspender o pagamento de prestações ao banco, nomeadamente as relativas ao crédito à habitação, vai chegar ao fim este ano – o Executivo está a estudar, no entanto, a possibilidade de vir a ser prolongado. Como prevenção é palavra de ordem, com ou sem crise pandémica, apresentamos alguns conselhos que podem ser úteis para evitar entrar em sobre-endividamento.

Notícia sobre:

Quanto gastaram as autarquias com a pandemia e que municípios tiveram mais despesas?

Quanto gastaram as autarquias com a pandemia e que municípios tiveram mais despesas? Segundo o Tribunal de Contas (TdC), entre março e setembro de 2020, as autarquias locais do continente pagaram 166,1 milhões de euros em despesas relacionadas com o combate à Covid-19, sendo o ranking liderado por Cascais, com uma despesa de quase 20,3 milhões de euros. 

Notícia sobre: