
Controlar as finanças pós-férias: como equilibrar o orçamento?
Agosto acabou e para muitas famílias a entrada em setembro é sinónimo de fim de férias e regresso às aulas. E é também chegada a altura de fazer contas à vida, após os gastos excessivos dos últimos tempos. O objetivo é controlar as finanças e equilibrar o orçamento, evitando dívidas inesperadas avultadas, nomeadamente com o uso do cartão de crédito. Explicamos tudo sobre este tema no artigo desta semana da Deco Alerta.

Lisboa entre as capitais europeias onde custo de vida supera salário
Os rendimentos e o custo de vida variam muito entre as capitais europeias.

10 dicas simples para poupar dinheiro todos os meses (sem sofrer)
Vamos ser sinceros: o dinheiro não estica. Mas com alguns truques fáceis de aplicar, vais ver que é possível chegar ao fim do mês com mais folga — e até juntar algum para os teus objetivos.Como diz o ditado: “no poupar é que está o ganho”.

Crédito malparado está a baixar em Portugal
No terceiro trimestre de 2024, Portugal registava um volume de 5.000 milhões de euros de crédito malparado no sistema financeiro, o equivalente a 2,4% do total de créditos concedidos, no valor de 211.100 milhões de euros, segundo dados que constam no estudo “Keep an Eye on the NPL & REO Markets”, da Prime Yield. Destaque ainda para o facto de o stock de crédito em incumprimento ter diminuído 10,7% em termos homólogos, o que representa uma redução de 600 milhões de euros.

Endividamento das famílias sobe 2% num ano
O endividamento das famílias (dos particulares) tem estado a subir nos últimos meses, tendo crescido 2,0% em agosto face ao mesmo mês do ano passado. Em julho, por exemplo, o aumento homólogo tinha sido de 1,4%. E é preciso recuar até fevereiro de 2023 para encontrar um crescimento maior (2,1%). Em causa estão dados divulgados esta quarta-feira (23 de outubro de 2024) pelo Banco de Portugal (BdP).

Como equilibrar o orçamento familiar no pós-férias? 5 dicas imperdíveis
Adeus férias, olá vida do dia a dia. O pós-férias significa, também, regressar às logísticas familiares (regresso às aulas, às atividades desportivas etc.) e aos consequentes custos financeiros inerentes. Para muitas famílias é chegada a hora de fazer uma ginástica financeira de forma a equilibrar o orçamento familiar, o que nem sempre é tarefa fácil. Deixamos-te algumas dicas no Deco Alerta desta semana.

Habitação concentra mais de um terço da despesa média das famílias
A despesa anual média das famílias em Portugal ascendeu a 23.900 euros em 2022/2023, sendo que 66% dos encargos estiveram associados à habitação (39,3%), à alimentação (12,9%) e aos transportes (12,1%), revelou esta quarta-feira (19 de junho de 2024) o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Despesas de saúde IRS: como registar no E-Fatura
Muitas pessoas guardam todos os registos dos seus gastos. Simplesmente não vacilam. Assim, no momento de registarem as despesas realizadas, podem assegurar o máximo retorno.
Contudo, há quem tenha muitas dúvidas no momento de utilizar o e-Fatura.

Despesas gerais familiares dos filhos: onde registar as faturas?
As crianças são a melhor coisa do mundo. Poucas pessoas ousarão dizer o contrário.

Habitação pesa 40% nas despesas das famílias – e tem vindo a subir
As despesas com a habitação estão a aumentar nos últimos anos. Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam que em 2022 e 2023 os encargos associados à habitação pesaram 39,1% nas despesas das famílias, totalizando 9.452 euros anuais. E este valor dos gastos com a casa subiu quase três mil euros face a 2015-2016, muito devido ao aumento das rendas, dos juros no crédito habitação e dos preços da energia. O que também salta à vista é que os agregados familiares com crianças gastam mais, sobretudo, em habitação e transportes. E ainda que as despesas com a casa pesam mais nos bolsos das famílias que vivem na Grande Lisboa.

Despesas das famílias a crescer – mas a um ritmo mais lento
No terceiro trimestre de 2023, as despesas de consumo final das famílias residentes em Portugal cresceram, em volume, 0,9% face ao mesmo período do ano passado. Trata-se de uma subida homóloga inferior à verificada o segundo trimestre (1,3%) – e nos trimestres anteriores –, segundo dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Trata-se da subida mais lenta dos gastos familiares desde o pico da pandemia, no início de 2021.

Mais de um terço das famílias ganha 833 euros brutos por mês
Mais de um terço das famílias portuguesas ganha 833 euros brutos e não consegue pagar despesas inesperadas, segundo a Pordata. No dia em que se assinala o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, a base de dados estatísticos da Fundação Francisco Manuel dos Santos compila alguns dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) para fazer um retrato do nível de pobreza da população portuguesa.

Despesas com teletrabalho: empresas pagam compensação já este mês
A portaria que fixa o valor limite isento de impostos e contribuições da compensação paga pelas empresas aos trabalhadores pelas despesas adicionais com teletrabalho foi publicada sexta-feira (29 de setembro de 2023) em Diário da República, tendo entrado em vigor dia 1 de outubro, segundo se lê no diploma.

Dívida das famílias, empresas e Estado recua para 806.600 milhões
O endividamento do setor não financeiro (administrações públicas, empresas e particulares) diminuiu 400 milhões de euros em julho face a junho deste ano, somando 806.600 milhões de euros, informou esta quinta-feira (21 de setembro de 2023) o Banco de Portugal (BdP).

Quanto se gasta em alimentação em Portugal e no mundo?
A inflação disparou e o poder de compra diminuiu. E são muitos os portugueses forçados a apertar o cinto para poder face às despesas no final do mês. Em alta estão, por exemplo, os preços dos alimentos. Um estudo recente concluiu que, em Portugal, “os alimentos e as bebidas não alcoólicas representam 17,5% das despesas em bens e serviços”.

Salário de metade dos portugueses empregados não chega para despesas
Um em cada dois portugueses atualmente empregados sente que o seu salário não cobre todas as despesas, de acordo com o primeiro Barómetro Europeu sobre Pobreza e Precariedade, divulgado esta quarta-feira.

ATM ou multibanco: sabes como diferenciá-los? Nós explicamos
Quantas vezes já confundiste uma caixa de Multibanco com um ATM da rede Euronet?

Nascimento do primeiro filho sobe despesa das famílias em 20%
O nascimento do primeiro filho é um grande passo na vida das famílias. Muito muda nas dinâmicas do casal, na organização da casa e da vida. E também há mudanças a considerar nos orçamentos familiares, num momento em que o poder de compra se encontra pressionado pela alta inflação e também pela subida dos juros para quem comprou casa com crédito habitação a taxa variável. Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística INE), o nascimento do primeiro filho resulta, em média, num aumento de 20% na despesa mensal das famílias.

Declarar pensão de alimentos no IRS: aspetos a ter em conta
A pensão de alimentos tem implicações a ter em conta no IRS tanto para quem a recebe, quem tem de a declarar como um rendimento, quem a paga e quem pode abater esta despesa.
No entanto, no ato de entrega da declaração de IRS, os quadros e anexos a preencher são distintos.

IRS 2023: prazo para reclamar faturas das despesas gerais termina hoje
Quem tiver reclamações a fazer sobre as faturas das despesas gerais familiares, no âmbito do IRS, deverá fazê-lo até hoje. Isto porque o prazo para os contribuintes poderem reclamar sobre os valores calculados pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) relativos às despesas gerais familiares termina esta sexta-feira, dia 30 de março.

IRS: já se pode reclamar das faturas de despesas gerais familiares
O prazo para os contribuintes poderem reclamar sobre os valores calculados pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) relativos às despesas gerais familiares começa esta quinta-feira (16 de março de 2023) e prolonga-se até ao final deste mês.

Como sobreviver à crise? Deco sugere roteiro com 18 medidas
A criação de um observatório de preços e a redução do IVA para 6% em todas a componentes da fatura de eletricidade e do gás são duas das 18 sugestões do roteiro para sobreviver à crise elaborado pela Deco. Lançado quando se assinala o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor (15 de março), o roteiro da Deco pretende incentivar o debate público sobre as condições de vida dos consumidores e assegurar a tomada de decisões que possam "promover o bem estar social e económico dos cidadãos”.

Eletricidade cada vez mais cara: como se calcula o preço a pagar?
O preço da eletricidade tem vindo a aumentar na sequência da guerra na Ucrânia. Uma despesa, a juntar a outras, que está a ter impacto nos orçamentos familiares. As dificuldades no acesso à habitação e a poupança na fatura da energia, a par da melhoria no conforto térmico da casa, são temas que marcam a ordem do dia. Para ajudar os consumidores a garantir os seus direitos e melhorar as condições de vida, a Deco lançou o Balcão da Habitação e Energia, em parceria com os municípios. O idealista/news aliou-se a esta iniciativa e dá a informação que precisas para melhorar a tua qualidade de vida e o teu orçamento.

Como poupar dinheiro: 15 razões que te levam a gastos desnecessários
Todos nós em algum momento da nossa vida deixámos o orçamento familiar derrapar e aqueles dias até ao fim do mês parecem uma verdadeira maratona.

Teletrabalho: contrato vai passar a fixar valor de despesas adicionais
Os deputados aprovaram esta terça-feira, dia 20 de dezembro, na especialidade uma proposta de alteração do BE, no âmbito da Agenda do Trabalho Digno, que prevê a fixação do valor das despesas adicionais nos contratos para prestação de teletrabalho.