
Todos os dias chegam toneladas de plástico aos oceanos. Mas há quem tenha decidido remar contra esta maré. Em Roterdão, este material tem sido reciclado para dar lugar a algo inesperado: um parque urbano flutuante. E já há imagens do primeiro protótipo. Curioso?
Em vez de deixar chegar o plástico aos oceanos, a Fundação Recycled Island e 25 parceiros criaram o “Recycled Park”, um espaço público composto por várias plataformas flutuantes construídas a partir de resíduos de plástico reciclado. A equipa colocou “armadilhas” ao longo do rio Meuse, responsáveis por recolher o lixo, que depois é transformado em plataformas.
O plástico é recolhido e depois enviado para a Universidade de Wageningen, que lidera a pesquisa sobre técnicas eficazes de reciclagem. Mas as plataformas não foram apenas projetadas para reduzir a poluição, também servem como habitat para a vida selvagem.
Uma “multidão” de plantas cresce tanto em cima como debaixo das plataformas, permitindo que a vegetação prospere no topo, proporcionando um habitat capaz de manter a vida marinha e encorajando os peixes a colocar os ovos sob as plataformas.








Para poder comentar deves entrar na tua conta