arquitetura sustentável

Arquitetura sustentável “não deve ser um capricho, mas uma obrigação”

A sustentabilidade é mais do que uma mera tendência. É um novo imperativo, também, no imobiliário, uma vez que a construção civil é dos setores que mais gera impactos ambientais, devido ao elevado consumo de energia, de recursos naturais e geração de resíduos. E numa altura em que se discute o aumento dos custos de contexto, à boleia da guerra e alta inflação, nunca tanto se falou na importância da arquitetura sustentável para o futuro. Para o arquiteto Paulo Martins, esta “não deve ser um capricho, mas uma obrigação”. E explica porquê nesta entrevista ao idealista/news.
Impostos com relevância ambiental em Portugal

Valor dos impostos com relevância ambiental aumenta 6,3% num ano

Em 2021, o valor dos impostos com relevância ambiental ascendeu a cerca de 5 mil milhões de euros, correspondendo a 6,6% da receita com impostos e contribuições sociais (6,7% em 2020), revelou o INE. Trata-se de uma subida de 6,3% relativamente ao ano anterior (4,7 mil milhões de euros), “refletindo essencialmente a retoma no consumo de combustíveis, uma vez que a receita de impostos associados à aquisição de veículos automóveis voltou a decrescer”.
Apoios a casas eficientes

Apoio a edifícios sustentáveis sobe para 135 milhões de euros

O Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis já recebeu cerca de 106 mil candidaturas até ao momento. E tendo em conta a elevada procura que se faz sentir, o Ministério do Ambiente decidiu que vai reforçar a dotação deste programa em 39 milhões de euros, para uma dotação global de 135 milhões de euros.
Novo aeroporto de Lisboa

Novo aeroporto de Lisboa: quais as opções em cima da mesa?

A história sobre o futuro aeroporto de Lisboa já soma 50 anos. Mas houve progressos nas últimas semanas: o Governo e o PSD chegaram a acordo sobre a metodologia a seguir para que no próximo ano se possa decidir a localização do novo aeroporto de Lisboa. Em estudo vão estar várias localizações para construir o novo aeroporto, como: Montijo, Alcochete e Santarém.