
Há cenários para todos os gostos, para encantar jovens e velhos: desde os planos da casa da série o Sexo e a Cidade, o bar de Friends, ou a casa de Big Bang Theory... até à casa dos Simpsons, a caverna do Winnie The Pooh, ou a casa da comédia Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos. Iñaki Aliste Lizarralde não tem limites e afirma ser da velha escola: o ilustrador desenha à mão e revela que uma planta pode levar entre 40 e 50 horas. Pura arte.

“Fiz a planta de Frasier há cerca de 10 anos por capricho pessoal porque, além de amar muito a série, achei o apartamento dele fabuloso e queria vê-lo mapeado para ter uma ideia geral. Não fiz mais até há alguns meses, quando um amigo, um grande fã de ‘Sex and the City’ me pediu para retomar isso e fazer o apartamento de Carrie Bradshaw. Mais tarde disse-me que não podia faltar "Friends", etc...", explica Lizarralde. Publicou-as no Deviantart, uma espécie de galeria online, para que os fãs da série pudessem vê-los: a partir daí começaram a circular na internet e foram replicados por meios como Huffington Post, Chicago Tribune, Daily Mail, Seattle Times , etc...
Mais tarde, recebeu algumas encomendas e decidiu abrir uma conta no Etsy, uma plataforma onde todos os tipos de artesanato são vendidos. Estamos a falar de 2012, quando havia acabado de perder o emprego. E então o que começou como um hobby acabou por tornar-se uma fonte de rendimento.
Friends, o que vende mais
Tudo o que for relacionado à série Friends é o mais vendido. Além disso, o que tem a ver com o Sexo e a Cidade: “Para muitas mulheres, o apartamento de Carrie Bradshaw (e o seu closet) é como uma fantasia e gostam de ter uma gravura ou um original no quarto. Há pessoas que, além de apreciar as séries, apreciam os apartamentos e seus desenhos. Acontece, por exemplo, com Frasier, outro dos mais requisitados”, comenta. Ele, mais cinéfilo do que fã de séries, gosta muito das cenas de The Quiet Man, My Neighbor Totoro, Mad Men, Amelie...

Como faz as plantas? Primeiro, encontra imagens dos sets de gravação vendo os episódios ou fotos do próprio conjunto. “Costumo ir a fóruns dedicados à série onde peço ajuda para localizar este ou aquele espisódio. Vejo alguns episódios e fotografias para ter referências de distribuições, proporções e dimensões e com tudo isso faço um esquema que depois especifico num plano técnico ou arquitetónico. Num segundo momento, depois de ter a base definida, volto a olhar imagens e capturas para tirar detalhes de móveis, cores, tecidos, objetos decorativos, etc. Isso complica-se com séries que tiveram muitas temporadas porque os cenários e adereços mudam ao longo da série...”, comenta.

As horas voam a tentar descobrir todos os detalhes dos planos. Por exemplo, na gruta do Winnie The Pooh podemos ver o ursinho a dormir e a cozinha bem organizada (apesar de não distinguirmos nenhum pote de mel na despensa). Se nos mergulharmos nos detalhes da casa dos Flintstones, vemos que a casa possui duas divisões (com camas com colchas coloridas). Por seu lado, a suite Pretty Woman é a mais luxuosa: um grande terraço com mobiliário de exterior, uma casa de banho com jacuzzi e tapetes que adornam a sala de jantar e a sala de estar.

Atualmente, o artista está a trabalhar num livro sobre plantas de televisão que será publicado no próximo ano: para o deleite dos cinéfilos e amantes dos planos arquitetónicos.

Para poder comentar deves entrar na tua conta