
A Hannun, empresa espanhola dedicada à comercialização online de decoração e mobiliário sustentável e artesanal na Europa, vai estrear-se na bolsa, na BME Growth. A plataforma já publicou o Documento Informativo de Incorporação ao Mercado (DIIM), embora ainda não se saiba em que data exata vai entrar e a que preço por ação.
A operação que a marca internacional de móveis e artigos de decoração ecológicos vai realizar tem uma dupla vertente: primeiro serão capitalizados empréstimos subscritos em 2021 no valor de 3,78 milhões de euros, e adicionalmente será realizada uma oferta de subscrição de ações no valor máximo de 8 milhões de euros, até que sejam angariados fundos num total de cerca de 12 milhões de euros.
Conforme explicado no prospeto, "na data da efetiva incorporação das ações da empresa na BME Growth, não será feita qualquer avaliação, uma vez que a Oferta de Subscrição é considerada uma operação financeira suficientemente relevante para determinar um primeiro preço de referência para o início da negociação das ações da empresa na BME Growth. Assim, o valor de todas as ações da empresa na data da sua efetiva cotação na BME Growth será definido levando em consideração o preço de subscrição no âmbito da Oferta de Subscrição e o número de ações da empresa após a conversão dos Empréstimos Conversíveis e a realização da Oferta de Subscrição explicada neste Documento Informativo".
Crescimento e expansão, as chaves
Com a sua estreia em bolsa, a empresa procura aumentar a abrangência da sua atuação, permitindo uma maior entrada de capitais e oferecendo maior flexibilidade aos investidores.
Desta forma, a Hannun continua com o seu processo de crescimento orgânico de forma a cumprir os objetivos empresariais, que incluem a aquisição de empresas do setor que partilham a visão de negócio da empresa.
Entre os seus principais objetivos está também a internacionalização do negócio e a expansão da presença tanto nos seus principais mercados (Espanha, França, Alemanha e Itália), como o desenvolvimento de outros mercados em que já está presente na Europa, como Holanda, Bélgica, Holanda ou Suécia.
Maurici Badía, fundador e presidente da empresa, salientou que a incorporação da Hannun na BME Growth é "um passo natural na evolução da empresa, que ambiciona ser uma referência digital e amiga do ambiente na indústria do mobiliário europeu, tanto pela sua competitividade e potencial, bem como pelo seu modelo de negócio".
Por seu lado, o CEO da empresa, Joan Álvarez, destacou o crescimento da empresa, uma vez que "o acesso ao BME Growth abrirá novas fontes de financiamento para consolidar os nossos ambiciosos projetos, o que nos permitirá concretizar as potenciais oportunidades de negócio que já estamos a explorar e que, sem dúvida, representará valor para os acionistas".
A Hannun obteve receitas de 4,09 milhões de euros em 2021 (contra vendas líquidas de 300.000 euros em 2018) e, desde a sua fundação em 2017, já encerrou três rondas de financiamento em que superar os objetivos definidos.
A empresa de mobiliário sustentável online reforçou a sua posição no mercado europeu graças a um intenso processo de internacionalização da marca. Assim, no exercício de 2021, 29% da sua receita total já vem de vendas para o estrangeiro.

Sem planos para abrir lojas físicas
A Hannun optou por um sistema que recebe os pedidos dos clientes digitalmente e os distribui através da sua rede de fornecedores artesanais. Desde a sua fundação em novembro de 2017, registou números de crescimento e procura com média superior a 200% de crescimento anual.
Atualmente, a empresa possui mais de 100 contratos com uma rede de fornecedores digitalizados com acordos de comércio justo localizados predominantemente em Espanha. Além disso, para atender à crescente procura internacional, fechou acordos com escritórios de pequeno e médio porte na Polónia, República Checa e Hungria.
O modelo de negócio da Hannun baseia-se principalmente na venda, através do website, de produtos de design próprio feitos à mão por fornecedores artesanais da União Europeia, que utilizam materiais sustentáveis, recicláveis e/ou reciclados. No entanto, parte dos seus produtos são comercializados fora dos canais online destinados a clientes empresariais, que atuam principalmente nos setores da hotelaria e restauração (4% em 2021), e através de outras plataformas de venda online (2% em 2021).
Neste momento a empresa não tem planos de abrir pontos de venda físicos ou iniciar a comercialização direta dos seus produtos através de terceiros, pois está convencida de que a flexibilidade e o imediatismo de sua linha de negócios digital é uma das chaves para consolidar o crescimento.
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