
Teixeira Duarte passa a negociar no PSI a partir de 22 de setembro
A Teixeira Duarte vai integrar o principal índice da bolsa de Lisboa, o PSI, a partir do dia 22 de setembro, após a revisão levada a cabo pela Euronext, adiantou esta quarta-feira (10 de setembro de 2025), em comunicado. O principal índice da bolsa nacional vai passar a contar com 16 cotadas, o que não acontece desde a saída da Greenvolt em 2024.

Onde investem os mais ricos? De olhos postos no mercado acionista
De olhos postos no mercado acionista. Dados que constam no Global Family Office Report 2025, do banco suíço UBS – inclui 317 empresas familiares em mais de 30 mercados –, permitem concluir que as famílias mais ricas a nível global estão a ajustar as carteiras de investimentos, tendo reforçado a exposição a ações. É no mercado acionista, de resto, que os ‘family offices’ estão a alocar as grandes fortunas que gerem.

Dos relvados para a Bolsa: fundo imobiliário de Messi brilha em Espanha
O futebolista Lionel Messi, que joga no Inter Miami (EUA), surge como presidente do conselho da Edifício Rostower Socimi em documentos publicados pela Portfolio Stock Exchange, considerado um pequeno mercado europeu alternativo. O único acionista da Edificio Rostower é o fundo de investimento imobiliário que pertence à família do craque argentino: Limecu Espana 2010.

Berkshire Hathaway é a 1ª empresa não tecnológica a valer mil milhões de dólares
A Berkshire Hathaway, a empresa do multimilionário Warren Buffett que está a presente em Portugal através de uma imobiliária, atingiu pela primeira vez na passada quarta-feira (dia 28 de agosto) uma valorização em bolsa de um milhão de milhões de dólares (cerca de 895.120 milhões de euros), tornando-se a primeira empresa não tecnológica a atingir esse marco.

Cotadas em Bolsa com lucros recorde no primeiro semestre
As 13 empresas cotadas na Bolsa nacional (PSI) que já apresentaram resultados atingiram um resultado líquido conjunto de 3.015 milhões de euros entre janeiro e junho de 2024. Trata-se de um aumento de cerca de 27,5% face ao período homólogo.

SIGI Vila dos Números em vias de entrar na Bolsa de Lisboa
A Sociedade de Investimento e Gestão Imobiliária (SIGI) Vila dos Números vai passar a estar cotada em bolsa. A empresa, que foi fundada em 2010 e passou a deter o estatuto de SIGI em dezembro de 2022, tem como política de investimento a aquisição e o desenvolvimento de projetos de construção e reabilitação de edifícios para revenda ou arrendamento para comércio, serviços ou habitação, podendo também investir em prédios mistos ou rústicos.

Cristiano Ronaldo vai ser acionista de referência da Cofina
O administrador executivo da Cofina Media, Luís Santana, confirmou esta sexta-feira (30 de junho de 2023) à Lusa que o futebolista Cristiano Ronaldo é investidor no 'Management Buy Out' (MBO) da empresa, que está a ser preparado por um conjunto de quadros.

Quanto lucram as 15 empresas cotadas em bolsa? 12,9 milhões por dia...
As 15 empresas que compõem o PSI, o índice de referência da bolsa portuguesa, obtiveram lucros de 4,7 mil milhões de euros em 2022, mais 33,5% que no ano anterior. Feitas as contas, estamos a falar de ganhos que rondam os 12,9 milhões de euros por dia, bem mais que a média obtida em 2021, que foi de 9,6 milhões por dia.

Promotora VIC Properties quer ser cotada em bolsa nos EUA – no Nasdaq
A promotora imobiliária VIC Properties, que recentemente foi notícia por ter colocado no mercado vários projetos imobiliários, entre eles o empreendimento Prata Riverside Village, em Lisboa, os terrenos da Matinha, também na capital, e a Herdade do Pinheirinho, em Melides, quer ser cotada em bolsa nos EUA, no Nasdaq.

Mais uma imobiliária espanhola cotada na Bolsa de Lisboa
Portugal continua a estar na mira das empresas espanholas do setor imobiliário, em várias frentes.

Credor estrangeiro avança com petição de liquidação contra Evergrande
Um credor estrangeiro apresentou uma petição de liquidação contra o endividado gigante imobiliário chinês Evergrande junto do poder judicial de Hong Kong.

A história diz que o mercado de ações dos EUA tem de continuar a cair
Os investidores estão questionam até que ponto as ações dos EUA cairão ainda mais este ano, após uma prolongada liquidação que deixou o S&P 500 de Wall Street mais de um quinto abaixo do seu valor máximo registado em janeiro de 2022.

Bolsa de Hong Kong faz ultimato à imobiliária chinesa Evergrande
A promotora imobiliária chinesa Evergrande confirmou que pretende divulgar o seu plano de reestruturação, que inclui uma investigação interna, até ao final de julho, depois de a bolsa de Hong Kong ter alertado que a empresa tem até 20 de setembro de 2023 para cumprir as condições exigidas para retomar a cotização das suas ações, já que, caso contrário, serão definitivamente excluídas da bolsa.

“Crash” das criptomoedas, e agora? Grandes investidores são esperança
As criptomoedas estão nas bocas do mundo. E o setor imobiliário não está imune a esta febre, nomeadamente em Portugal, onde já são vendidas casas em bitcoins e onde foi lançada a primeira plataforma digital da Europa com imóveis à venda exclusivamente em moedas digitais. Os números mais recentes mostram, no entanto, que o mercado das criptomoedas perdeu 326 mil milhões de dólares (313 mil milhões de euros) em apenas sete dias, num “crash” provocado sobretudo pelo colapso da stablecoin Terra USD e pela incerteza face ao advento de uma política monetária que tem vindo a diminuir o apetite dos investidores por ativos de risco. Um cenário que pode mudar de figura em breve.

Hannun, marca online de decoração e móveis feitos à mão chega à bolsa
A Hannun, empresa espanhola dedicada à comercialização online de decoração e mobiliário sustentável e artesanal na Europa, vai estrear-se na bolsa, na BME Growth.

Quanto valem as principais empresas tecnológicas em bolsa?
O valor de mercado das maiores empresas de tecnologia do mundo chega a 9,9 biliões de euros (9,9 triliões de dólares), um montante que representa quase nove vezes o Produto Interno Bruto (PIB) de Espanha, por exemplo. A Apple é a empresa com maior valor em bolsa (2,7 biliões de euros), sendo seguida pela também norte-americana Microsoft (2,2 biliões de euros), segundo dados que constam no site companiesmarketcap.com.
IRS para investidores: englobamento obrigatório só avança em 2023
Englobar ou não os rendimentos obtidos em bolsa? Esta é uma questão hoje colocada pelos investidores, mas que a partir de 2024 deixará de ser.

Quem são os CEO mais bem pagos da bolsa portuguesa?
Em 2021, os 14 presidentes executivos do PSI (a bolsa portuguesa era composta por 15 empresas, mas a EDP Renováveis e a EDP partilham o mesmo CEO, Miguel Stilwell de Andrade) receberam 15,5 milhões de euros brutos, sendo que mais de metade desta despesa foi feita por seis empresas, que remuneraram cada CEO com mais de um milhão de euros brutos. A lista dos mais bem pagos é liderada, precisamente, por Miguel Stilwell de Andrade.

Reino animal na economia: porquê fundos abutre ou Touro de Wall Street?
Abutres, touros, cisnes. Ou baleias, lobos e rinocerontes. Estes e outros animais fazem parte do vasto vocabulário utilizado nos mercados financeiros.

PSI terá 15 cotadas e bolsa de Lisboa será uma das mais pequenas da UE
A saída de quatro cotadas do índice PSI coloca a bolsa de Lisboa entre as mais pequenas da União Europeia (UE), com 15 empresas, abaixo das 21 que em média integram os índices de referência das praças europeias, refere a BA&N. O novo índice PSI, que substitui o PSI20, perdeu a Novabase, Pharol, Ramada e Ibersol, entrando estas alterações em vigor em 21 de março.

Bolsa de Lisboa: PSI-20 passa a ser só PSI e terá 16 cotadas em bolsa
Há mudanças à vista no principal índice da bolsa de Lisboa. O PSI-20 vai mudar de nome e passará a chamar-se apenas PSI, contando apenas com 16 cotadas: Ibersol, Novabase, Pharol e Ramada deixam de marcar presença no principal índice da bolsa de Lisboa já a partir desta sexta-feira (dia 18 de março de 2022), anunciou a Euronext, gestora do mercado nacional.

PSI-20: cotadas em bolsa com lucros em 2021
Seis das 19 empresas do PSI-20 já apresentaram as suas contas de 2021. E a ver pela amostra foi um ano de lucros, apesar da pandemia da Covid-19. EDP Renováveis, Galp, Navigator, Semapa e Novabase viram o seu lucro crescer num ano, de 2020 para 2021, o que não aconteceu com a EDP. A elétrica continua a ser, no entanto, a empresa com melhores resultados líquidos: 657 milhões de euros.

Famílias afortunadas da bolsa portuguesa ficaram mais ricas em 2021?
2021 foi um ano de recuperação e recomeço para muitos. Na bolsa portuguesa também foi um ano positivo. Isto porque as famílias mais ricas da bolsa conseguiram aumentar o seu património ao longo do ano – pelo menos a maioria. Mas, contas feitas, qual foi a evolução do património destas famílias em 2021? Embarca connosco nesta viagem pelas fortunas das 10 famílias mais ricas da bolsa portuguesa.

Mota-Engil concretiza emissão de obrigações com procura em alta
A Mota-Engil concretizou a emissão de obrigações de 110 milhões de euros com a procura a superar os 155 milhões de euros, o que traduz um rácio de 1,41 face ao valor da oferta. A emissão contou com a participação de 4.836 investidores, com a maior parte (2.422) a subscreverem valores entre os 3

Famílias a investir poupanças na bolsa - o objetivo da nova CMVM
Um novo ciclo começa na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Esta segunda-feira, dia 15 de novembro de 2021, marca o início de funções de Gabriel Bernardino, enquanto presidente da comissão.