
A Quinta das Minas da Recheira, uma antiga exploração mineira, é um empreendimento de caráter turístico mineiro, ambiental e rural. É um conceito inovador em Portugal e fica situado em Barco, na região da Covilhã.
Origem da Quinta das Minas da Recheira
Esta quinta começou há mais de 100 anos com agricultura de subsistência e pastorícia nos terrenos que confinam diretamente com o rio Zêzere. Nos anos 60, uma companhia alemã deu início à sua exploração mineira, sendo por isso conhecida por Minas do Alemão. Em 1983 foi suspensa a lavra de exploração e em 1996 foi extinta a concessão mineira. Os minerais extraídos eram:
- O estanho (cassiterite);
- O volfrâmio (volframite), conhecido na região como o “ouro negro”;
- O ferro;
- O lítio;
- A prata;
- Outros minerais raros.

Após o fim da exploração e o falecimento do guarda do complexo mineiro, estas minas ficaram abandonadas, roubadas e vandalizadas, como tantos outras minas até ao ano de 2015.
Início do projeto turístico
Este projeto foi iniciado em 2015 e o Complexo Mineiro levou mais de seis anos a ser recuperado, reconvertido, restabelecido e transformado. Mantem uma geoconservação em termos de segurança e conforto turístico, para assim se poder realizar uma das atividades mais procuradas: "Viagem no tempo - Seja um verdadeiro mineiro!". Os visitantes são equipados como mineiros, com um colete e capacete higienizado e vão visitar partes de três galerias mineiras, onde lhes são proporcionadas diversas atividades.
Serviços e atividades oferecidas na mina
Sendo considerado um sítio geológico nacional na lista da UNESCO, por pertencer ao território do Estrela Geopark, do qual são parceiros estratégicos, as minas da Recheira valorizam e promovem:
- O legado cultural;
- O património e turismo industrial extrativo mineiro vivo;
- O turismo de aventura e emoção, preservação e história mineira de uma antiga mina privada.

Proporcionam ainda diversos programas direcionados a toda a população e idades:
- Pack visita completa ao complexo mineiro "Viagem no tempo - Seja um verdadeiro mineiro!" – Visita a vários espaços da mina. Este pack também está disponível para escolas, politécnicos e universidades;
- Pack visitas de estudo destinado aos alunos das escolas, politécnicos, institutos e universidades - "Viagem no tempo - Seja um verdadeiro mineiro!" ao complexo mineiro;
- Pack de Prova de vinhos, na sequência da visita guiada ao complexo mineiro e à Galeria Mineira de estágio de espumantes e vinhos reserva Almeida Garrett;
- Pack Eventos/Almoços/Jantares dentro do salão mineiro de eventos, a 50 metros de profundidade (é necessário no mínimo 20 pessoas);
- Pack Passeios a Cavalo na Quinta e na região;
- Pack Passeios com bicicletas elétricas;
- Pack Passeios com caiaques, paddle no rio Zêzere. No futuro, pretendem ter disponíveis pranchas de surf elétricas e veículo anfíbio elétrico para passeios no rio Zêzere.

Os turistas e visitantes podem trazer o seu animal de estimação para a visita e este pode acompanhar o grupo ao longo de todo o percurso.
Turismo mais sustentável e ecológico
O empreendimento pretende que o turismo sustentável faça uso adequado do território onde a quinta está inserida e dos recursos naturais inerentes. Para isso, procura essencialmente:
- Assegurar que a sua atividade turística gere um impato positivo económico e social nas populações das aldeias próximas;
- Incrementar os níveis de eficiência energética e autossuficiência energética;
- Impulsionar uma gestão racional do recurso água no empreendimento;
- Desenvolver soluções orientadas para os desafios da sustentabilidade pelo ecossistema de inovação no empreendimento.

No futuro...
No futuro a empresa que explora o complexo pretende reconverter as antigas edificações e habitações mineiras existentes à superfície do complexo mineiro em alojamentos de várias tipologias e temáticas, bem como reconverter os antigos tanques existentes das lavarias dos minérios em várias piscinas exteriores e interiores.
Para poder comentar deves entrar na tua conta