Casas de renda apoiada pela CML estão a ser reabilitadas pela Gebalis e deverão ser entregues às famílias ainda este ano.
Comentários: 0
Rendas apoiadas em Lisboa
Foto de Skitterphoto @Pexels

Num momento em que os preços das casas estão em alta e o rendimento das famílias está em quebra, há boas notícias para quem quer viver em Lisboa e precisa de habitação acessível. A Câmara Municipal de Lisboa (CML) destinou ao Programa de Arrendamento Apoiado (PAA) 200 fogos já em processo de reabilitação pela empresa de gestão da habitação municipal, Gebalis, que deverão ser entregues ainda este ano.

"Realizámos a maior afetação de sempre em Lisboa. 200 casas em processo de reabilitação para alojar, em simultâneo, 200 famílias", anunciou o presidente da CML, Carlos Moedas, numa publicação partilhada no Twitter, frisando que se concretiza assim "o objetivo pelo qual se dotou a Gebalis de 19 milhões de euros para permitir intervenções de reabilitação de fogos municipais".

Programa de arrendamento apoiado em Lisboa
Twitter de Carlos Moedas

Das casas disponibilizadas para renda apoiada em Lisboa, 28 são de tipologia T3 e 12 T4, um conjunto maior do que o total afeto desde o início do programa. "Até ao presente foram atribuídos 18 T3 e 3 T4, procurando assim aumentar a capacidade de resposta para as famílias de maior dimensão", informou a CML, por outro lado, em comunicado.

Estão concluídas as obras em 25 habitações e, de acordo com a Gebalis, prevê-se o fim da empreitada em cerca de 100 casas até ao final de 2022 e nas restantes durante o primeiro semestre de 2023.

Nova edição do Programa Renda Acessível a caminho

Está, também, em preparação a proposta de uma nova edição do Programa de Renda Acessível (PRA) dirigido às famílias com baixos rendimentos que nem conseguem obter casa por via do PAA nem por via do PRA normal. Para este novo programa foram já destinadas 50 casas.

Até setembro deste ano, a Câmara Municipal de Lisboa entregou 549 casas, das quais 279 em regime de renda acessível (PRA) e 270 em regime de arrendamento apoiado (PAA). Foi, também, aprovada a atribuição de cerca de 250 subsídios municipais ao arrendamento acessível (SMAA).

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta