Denominada Caminho da Luz, esta propriedade de quase 280 m2 facilita a mobilidade interior e abre-se para o exterior.
Comentários: 0
casas sustentáveis
Créditos: Nicholas Snyder

Esta casa criada numa paisagem paradisíaca é fruto de muitos anos de colaboração entre o estúdio dirigido pelo arquiteto Bohlin Cywinski Jackson e os proprietários. O início desta relação remonta aos anos 70, quando o objetivo era criar uma família e uma quinta em Waverly, Pensilvânia. Após muitos anos a desfrutar daquele primeiro edifício, os seus habitantes decidiram que era o momento ideal para dar vida a uma nova casa, mais moderna e adaptada ao contexto atual, com o desafio de facilitar a vida a uma pessoa com doença de Alzheimer

Um dos requisitos que os clientes apresentaram ao estúdio foi a necessidade de manter a luminosidade da casa anterior, bem como as incríveis vistas, o que permitiu que o interior e o exterior fossem ligados quase sem interferência. Outro foi que toda a casa deveria ser desenvolvida a um único andar para facilitar a mobilidade no interior. A resposta a este pedido chama-se Caminho da Luz.

casas eficientes
Créditos: Nicholas Snyder

No exterior, esta é uma casa que abraça e é abraçada pela natureza. Isto foi conseguido com a instalação de janelas expansivas, uma clarabóia de 28 metros de comprimento ao longo do eixo central da casa e portas de vidro deslizantes entre a sala de estar e o alpendre blindado criam um ambiente arejado ligado ao exterior. A clarabóia e as janelas incentivam a ventilação natural e a circulação de ar fresco, ao mesmo tempo que aumentam a luz do dia para tarefas e orientação. 

casas de sonho
Créditos: Nicholas Snyder

No interior, com quase 280 m2, as principais passagens da casa formam uma simples cruz na planta, facilitando a circulação entre o quarto, as áreas de estar e de jantar e oferecendo uma variedade de vistas sobre a paisagem circundante. Os corredores são amplos, há uma garagem espaçosa com entrada sem restrições no mesmo andar e casas de banho acessíveis. Os espaços de trabalho têm balcões inferiores e puxadores de portas e puxadores de gavetas fáceis de agarrar, assim como um design personalizado.

cabanas sustentáveis
Créditos: Nicholas Snyder

Os materiais merecem um comentário separado. Foi dada prioridade aos materiais naturais de origem local. O revestimento de cedro colhido de forma sustentável foi selecionado pela sua durabilidade e resistência, dado o ambiente arborizado da casa. O pinho Heartwood recuperado do leito de um rio foi utilizado para o chão, e o pinho branco local reveste os tetos, que juntos trazem calor ao interior e são animados pela abundante luz natural. A pedra azul regional no piso de entrada, estudo e varanda coberta cria uma área alargada de reunião interior/exterior quando as portas da varanda estão abertas. As tábuas de pedra azul formam a lareira alta que fixa a sala de estar ao final da clarabóia. 

casas de madeira
Créditos: Nicholas Snyder

Com a nova casa, os seus habitantes ganharam conforto, dando-lhes a oportunidade de utilizar mais metros quadrados do que antes. Ao proporcionar uma dupla funcionalidade às salas, o espaço utilizável foi maximizado. "A flexibilidade entrelaça todos os aspetos da casa de três quartos", explicam eles. Detalhes de planeamento, tais como a segunda porta num dos quartos principais, permite criar conexões, essenciais para o cuidado quando é necessária uma resposta imediata. 

casas passivas
Créditos: Nicholas Snyder
casas de arquiteto
Créditos: Nicholas Snyder
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta