Casas com garagem em Portugal

Casas com garagem: só 37% pode ter carregador para carros elétricos

Perante o desafio atual da crise climática, a sustentabilidade ambiental está a ganhar cada vez maior importância cá dentro e lá fora, tocando todos os setores, desde o imobiliário à mobilidade. E cada vez mais pessoas compram carros elétricos. A questão é que a grande maioria das casas disponíveis no mercado em Portugal não está preparada para instalar carregadores para automóveis elétricos. Isto porque mais da metade da habitação (63%) não possui um lugar de estacionamento ou garagem, na qual há a possibilidade de instalar estes sistemas de carregamento, dificultando, assim, o acesso a veículos elétricos para uso diário, segundo conclui um estudo publicado pelo idealista, o editor desta newsletter.
Évora

Évora do futuro será organizada com foco na mobilidade

Évora será Capital Europeia da Cultura em 2027 e está a ser preparado um plano que irá resolver um dos seus principais problemas: a mobilidade. Para isso está a ser preparado um novo Plano de Urbanização (PU) que pretende promover um regresso ao centro.  Apostar na criação de uma rede de transportes coletivos eficiente e reduzir o uso excessivo do automóvel são alguns dos objetivos.
Linha Violeta do Metro de Lisboa une Loures e Odivelas

Metro de Lisboa: Loures e Odivelas ligados a partir de 2026

A construção da Linha Violeta do Metropolitano de Lisboa foi aprovada na quinta-feira (16 de novembro de 2023), em Conselho de Ministros. O Metro ligeiro de superfície vai ligar os concelhos de Odivelas e Loures e representa um investimento de 527,3 milhões de euros, estando a conclusão da empreitada prevista para o segundo semestre de 2026.
Passadiços de madeira em Portugal

Passadiço de madeira liga Loures a Vila Franca de Xira - são 6,1 km

O percurso ribeirinho de Loures, que liga este município ao de Vila Franca de Xira, ao longo de seis quilómetros junto ao Rio Tejo, foi inaugurado recentemente (dia 7 de setembro de 2023), representando um investimento de 13 milhões de euros. Em causa está uma ligação ciclo pedonal feita através de passadiços de madeira.
Sustentabilidade em empreendimentos da Comporta

Ciclovias e bicicletas elétricas: Vanguard investe na Comporta

A promotora imobiliária Vanguard Properties (VP), uma das mais ativas em Portugal, nomeadamente no segmento de luxo, vai investir quatro milhões de euros na construção de 40 quilómetros de ciclovias e vias pedonais na zona da Comporta e Alcácer do Sal, bem como em mil bicicletas elétricas. Em causa está uma parceria assinada com a empresa portuguesa EPIKE BIKES, que visa promover a “mobilidade elétrica nos empreendimentos” que a empresa está a desenvolver na região da Comporta. 

Jornada Mundial da Juventude: há "urgência" em ter plano de mobilidade

A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou na segunda-feira, dia 11 de julho, uma moção do PEV para que o Governo disponibilize, “com urgência”, toda a informação sobre as alterações ao sistema de mobilidade e acessibilidades durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Em reunião plenária, a maiori
Silla salvaescaleras

Como melhorar a acessibilidade de uma casa e aumentar o seu valor

O bom tempo está chegar e é por esta altura que darás mais uso à tua segunda casa, aquela que tens na praia ou montanha. Até podes pensar mesmo em ir lá antes do verão chegar, e assim poder aproveitar mais. Só tem um ponto negativo: a casa está a envelhecer e as escadas de acesso já não estão boas, por exemplo. Também pode acontecer que a segunda residência seja usada como arrendamento por temporada e claro, a falta de acessibilidade vai impedir que um certo público chegue. 
Trânsito limitado na Baixa de Lisboa

Obras na Baixa de Lisboa trazem novas restrições ao trânsito

São várias a obras que estão a decorrer na Baixa de Lisboa em simultâneo, desde a expansão do metro à execução do Plano de Drenagem, que têm já causado vários constrangimentos à circulação automóvel. Para responder a esta questão, a Câmara Municipal de Lisboa (CML) decidiu aplicar medidas concretas: parte da Baixa de Lisboa e a zona ribeirinha só vão ficar abertas ao trânsito local durante o dia já a partir de 26 de abril.
Almada

Rede de transportes na Margem Sul será reforçada com grandes projetos

A Margem Sul do Tejo vai sofrer uma “revolução” na mobilidade. O primeiro-ministro, António Costa, anunciou vários projetos para o Arco Ribeirinho Sul, de Almada a Alcochete. Entre eles destacam-se, por exemplo, a extensão do Metro Sul do Tejo, do Seixal a outros concelhos, um novo terminal para barcos da Transtejo, novas pontes rodoviárias entre Barreiro-Seixal e Barreiro-Montijo e um corredor verde, para bicicletas e peões, de Almada até Alcochete.