Esta casa é um exemplo de como a arquitetura pode ter em conta a proteção contra incêndios e estar em harmonia com a paisagem.
Comentários: 0
Vista general
Vista do pátio interior Joe Fletcher

Nos últimos anos, foram vários os incêndios que deflagraram na Califórnia e afetaram grande parte do seu território. Um deles, em 2021, ficou conhecido como o incêndio de Caldor, que devastou mais de 70.000 hectares e obrigou à evacuação de mais de 20.000 pessoas, afetando as áreas circundantes do lago Tahoe, nas montanhas de Sierra Nevada. E é muito próximo desta zona que, pouco tempo depois, se contruiu esta agradável vivenda, batizada de CAMPout Retreat e projetada pelo gabinete Faulkner Architects.

exterior da CAMPout Retreat
Exterior da casa Joe Fletcher

“Em 2021, o incêndio Caldor chegou a 25 milhas (aproximadamente 40 quilómetros) do local onde está este projeto e destruiu 1.000 estruturas. Os edifícios foram atingidos por fagulhas e brasas transportadas pelo ar que pousaram nos telhados, ou por incêndios na vegetação que, por sua vez, incendiaram as casas”, explicam os arquitetos do atelier Faulkner Architects. Foram alguns acontecimentos que marcaram, profundamente, a conceção e o desenvolvimento deste projeto.

Quarto da casa CAMPout treat
Pormenor do quarto Joe Fletcher

“À medida que o aquecimento global aumenta a incidência e a magnitude dos incêndios florestais, e continuamos a avançar com a destruição da paisagem natural, devemos melhorar os sistemas e materiais de construção para resistir a esses desastres. A consideração desses fatores deve ser tida em conta logo no início, juntamente com todos os outros atributos contextuais, de maneira a criar uma postura de proteção e de prevenção. Os materiais podem ser incombustíveis”, concluem.

Cozinha pormenor casa CAMPout Retreat
Cozinha Joe Fletcher

A existência deste projeto CAMPout Retreat baseia-se nestas premissas. Localizado numa encosta, com orientação a norte, e com vista para o vale de Martis e para a montanha Lookout, através de uma "tela natural" de árvores Jeffrey com 100 anos de idade. Este é um claro exemplo de como a arquitetura pode estar em harmonia com a paisagem circundante, enquanto os seus habitantes são mantidos em segurança, em caso de existência de incêndios florestais. Algo que, como defendem os arquitetos, se deve conseguir através de materiais e técnicas de construção que sejam resistentes e sustentáveis ao longo do tempo. 

O CAMPout Retreat é um exemplo de design, no qual a funcionalidade e a segurança puseram de lado a dimensão unicamente estética. Além disso, o rigor e o uso constante de materiais previamente pensados, transmitem uma sensação de calma e conexão com todo o conjunto, ambiente e, em última instância, com toda a família.  A paleta de materiais selecionados deriva do contexto circundante de rochas basálticas e pinheiros que cobrem o chão da floresta com um tapete de caruma com tons de ferrugem.

As janelas grandes envidraçadas estão limitadas à zona do pátio, onde a luz e a zona do pinhal estão interligadas com o interior da casa, em segurança. Por sua vez, nos outros lados, as janelas são em menor número, pelo facto de estarem viradas para uma zona mais facilmente incendiável. 

Terraço/ pátio da casa
Pátio Joe Fletcher

Escavados na encosta, os quartos envolvem, em seu redor, o pátio que aumenta a privacidade do mesmo. O espaço de reunião familiar corresponde a um pavilhão de betão que liga o pátio à restante vista longínqua da montanha. Um telhado de aço esguio inclina-se de forma a permitir a entrada do sol no interior da casa e para avistar as pistas de esqui na montanha. Construído com paredes duplas de betão de 20 centímetros, com isolamento de espuma entre elas, estende-se até à zona mais baixa. As clarabóias fecham o espaço triangular entre o telhado e as paredes de betão.

exterior da CAMPout Retreat
Exterior Joe Fletcher
Cozinha da casa CAMPout Retreat
Cozinha Joe Fletcher
Corredor da casa CAMPout Retreat
Corredor da casa Joe Fletcher

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta