Esta casa pré-fabricada sustentável tem 57 m2, pode ser personalizada e colocada em qualquer lugar.
Comentários: 1
Casas ecológicas
Alejo de Achaval

A sustentabilidade continua a ganhar adeptos um pouco por todo o mundo. E está claro que se está a tornar um valor cada vez mais importante para as empresas e para os consumidores. É por isso que no setor de construção e design, se está a trabalhar arduamente para desenvolver projetos sustentáveis, de forma a que estes passem a fazer parte da sua identidade. Mas nem sempre é facil construir uma casa 100% ecológica e sustentável, já que este é um trabalho que exige muito esforço e criatividade.

Ultrapassar desafios com a ajuda da criatividade dá frutos. E um deles é mesmo o Dimensions X, um projeto que resultou da colaboração entre o arquiteto australiano Peter Stutchbury e o empresário Oscar Martin. Ao otimizar o processo de construção, estes profissionais conseguiram criar uma casa pré-fabricada, inteligente, ecológica, eficiente em termos energéticos e ainda acessível em termos económicos.

A ideia surgiu quando um dos dois protagonistas deste projeto, Oscar Martin, estava a construir a sua casa em Bondi Beach, na Austrália. Na altura, percebeu que os sistemas construtivos convencionais não eram totalmente eficientes, criando problemas ecológicos, mas também gastos desnecessários e uma quantidade excessiva de resíduos.

E este tipo de desperdício não se verificava quando eram usados alguns elementos pré-fabricados, muito mais fáceis de manusear e menos incómodos, o que o levou a refletir sobre a possibilidade de toda a casa ser construída tendo por base elementos pré-fabricados.

Logo começou a procurar casas pré-fabricadas e encontrou exemplares fantásticos, tanto no Japão como na Escandinávia. Também comprometido em levar a sustentabilidade ao máximo, associou-se ao arquiteto australiano Peter Stutchbury, que há muito defende a construção sustentável.Juntos, criaram a Dimensions X, uma empresa de construção de casas que planeia oferecer casas pré-fabricadas ecológicas ao passo de um clique.

Stutchbury e Martin, juntamente com o arquiteto líder do projeto, Alejo De Achaval, projetaram o primeiro protótipo de casas pré-fabricadas ecológicas, o OM-1, um projeto de madeira laminada cruzada (CLT) de aproximadamente 57 metros quadrados (m2), coberto com um telhado plano com beiral e repleto de componentes de baixo consumo que o tornam um produto muito acessível.

Quem estiver interessado ​​em adquirir esta casa pré-fabricada e ecológica basta aceder ao site Dimensions X. Lá, poderás escolher os módulos e elementos que melhor se adequam aos teus gostos e necessidades: desde o comprimento e tamanho da casa até à orientação, acabamentos e localização de portas e janelas. Uma das garantias dadas é que, uma vez finalizadas as seleções, uma casa pode ser construída em seis semanas antes de ser enviada diretamente para o local.

Dado que o OM-1 é construído com CLT, um material forte e sustentável, tem uma pegada de carbono abaixo da média. Martin e a empresa também dispensaram o cimento, criando uma base com um material chamado Surefoot Footing que permite aos compradores colocar a casa pré-fabricada ecológica em diferentes terrenos com o mínimo de perturbação do solo.

Ver comentários (1) / Comentar

1 Comentários:

Sylvia
24 Maio 2022, 1:15

Essa casa parece muito legal. A minha pergunta é: é necessário construir em uma área que tenha permissão de construção em uma quinta? Por exemplo, se eu estivesse comprando uma quinta com aruína, ela poderia ser substituída por uma dessas casas?

Para poder comentar deves entrar na tua conta