Tens objetos ou roupas manchadas de ferrugem? Não te preocupes, vamos ensinar-te todos os passos para te livrares desse problema.
Comentários: 0
Objetos enferrujados
Pixabay

Pode parecer-te que estamos a ser demasiado positivos, mas a realidade é mesmo essa: é muito simples remover manchas de ferrugem. Roupas, ferramentas, eletrodomésticos e qualquer tipo de pavimento ficará livre deste problema num abrir e fechar de olhos se sem ser preciso gastares muito tempo, nem muito dinheiro.

Como? Apresentamos-te várias dicas em seguida. Mas, primeiro, convém que entendas algumas coisas.

Ferrugem: o que é e quais as causas?

Cadeado enferrujado
Pixabay

A ferrugem é um revestimento castanho-avermelhado que se forma nas superfícies de ferro quando estas estão expostas ao ar e humidade. Por outras palavras, é o que resulta da junção do ferro com átomos de oxigénio e água. Assim, o contacto direto dos metais ferrosos com estes dois últimos elementos é a verdadeira causa do aparecimento de ferrugem.

Embora os metais sejam protegidos com camadas protetoras de vernizes ou tintas, com o passar do tempo estas desgastam-se e permitem o começo da ferrugem. É, por isso, algo quase inevitável e é o motivo pelo qual te vamos dar várias dicas úteis.

Como remover ferrugem com ingredientes caseiros

cebola
Pixabay

Sim, todos nós temos em casa vários ingredientes que nos podem ajudar a remover todo o tipo de ferrugem, até daquelas superfícies onde nos parece quase impossível. Em seguida mostramos-te alguns desses ingredientes tão naturais, mas quase mágicos.

  • Cebola: A cebola é uma das armas mais eficazes no combate à ferrugem, sobretudo, em peças de aço. Primeiro, é necessário usar uma lixa fina para esfregar a liga metálica e, só depois, cortar uma cebola ao meio e passá-la várias vezes no local enferrujado fazendo movimentos circulares. No final é só enxaguar com água quente e secar o objeto.
  • Vinagre branco: O vinagre branco pode também ser uma grande ajuda nestes momentos. Como? Basta que mergulhes o objeto enferrujado neste tipo de vinagre, durante umas horas, e, em seguida, limpar a ferrugem solta com o auxílio de um pano.

Se o objeto for demasiado grande para o mergulhares no vinagre, podes, em vez disso, colocar uma camada de vinagre diretamente no objeto ou usar uma folha de alumínio embebida desse líquido e usá-la para esfregar a zona que está enferrujada.

  • Batata e detergente: Estes dois elementos, quando juntos, podem acabar com a ferrugem num abrir e fechar de olhos. Corta uma batata ao meio e cobre uma das partes com detergente. Depois é só colocares a batata em contacto com o metal ferrugento e deixares atuar por algumas horas.
  • Sal e limão: É possível que já tenhas ouvido falar neste método, pois é um dos mais conhecidos e eficaz. Para remover manchas de ferrugem com estes dois ingredientes basta cobrires a mancha com sal e espremer gotas de limão por cima. Deixas atuar durante duas a três horas e, em seguida, removes a mistura com a casca do limão.
  • Glicerina: Para usares este truque vais fazer uma mistura de sete partes de glicerina para uma parte de nitrato de sódio, seis partes de água morna e pó de giz. Misturas tudo e aplicas na zona enferrujada deixando-a endurecer. Quando estiver suficientemente rijo, raspas a mistura e terás o problema resolvido.
  • Bicarbonato de sódio: Mistura o bicarbonato de sódio com água até formar uma solução espessa, espalha no metal, deixa repousar durante umas horas e depois remove a mistura com a ajuda de uma escova. Passa por água e seca bem.
  • Ácido cítrico: Este ácido orgânico, proveniente dos citrinos, pode ser encontrado em qualquer supermercado e é uma ajuda muito útil para remover ferrugem. Coloca o objeto que queres limpar num recipiente e junta um pouco do ácido cítrico e água quente. Deixa atuar durante uma noite e depois basta enxaguares e secares bem o objeto.

Usar ingredientes de casa para remover ferrugem das roupas

sumo de limão
Pixabay

Tens uma ou mais peças de roupas manchadas de ferrugem? Não deites fora, há solução! Para este problema, podes usar uma das dicas que referimos acima: o sumo de limão. Apenas tens de aplicar o sumo nas zonas manchadas, sem deixar secar, e depois água para enxaguar e retirar o sumo. Caso a nódoa seja mais difícil de remover, podes também adicionar sal ao sumo de limão.

Usar ingredientes de casa para remover ferrugem de pavimentos

Glicerina
Pixabay

Para os pavimentos a melhor solução é a glicerina: cria uma mistura de sete partes deste composto orgânico, uma parte de citrato de sódio, seis partes de água morna e pó de giz. Espalha a pasta na área enferrujada e deixa-a endurecer e depois raspa-a usando uma ferramenta de metal.

Usar ingredientes caseiros para remover ferrugem de cerâmicas

cerâmicas
Pixabay

Aqui, o sumo de limão volta novamente a entrar em ação. Faz uma pasta de sumo juntamente com bórax e espalha na zona manchada. No final apenas tens de remover a pasta usando uma pedra-pomes e secar bem a cerâmica. Mas atenção, não deves usar este truque em utensílios de cozinha, pois o material poderá ficar danificado.

Como remover ferrugem recorrendo a produtos químicos

Químicos
Pixabay

Se não és adepto/a de truques caseiros, não te preocupes, também te vamos dar soluções químicas para teres a certeza de que irás solucionar o problema de forma bastante eficaz.

Uma dessas soluções é usares um removedor químico. Contudo, precisas de ter muito cuidado, pois normalmente estes produtos podem causar danos na pele.

O ácido oxálico é uma outra sugestão. Lava o objeto enferrujado com detergente e seca-o. Depois, mistura 25 ml de ácido oxálico com 250 ml de água morna, mergulha o objeto durante 20 minutos e, em seguida, lava-o e seca-o totalmente. No entanto, este truque também requer alguns cuidados. Deves usar luvas de borracha, roupa adequada, óculos de proteção e não podes fumar no local nem inalar os vapores do ácido.

Usar produtos químicos para remover ferrugem de superfícies cromadas

Torneira enferrujada
Pixabay

O cromado já confere alguma proteção aos elementos onde é aplicado, como por exemplo as torneiras. Ainda assim, os locais húmidos onde elas se encontram, como as casas de banho, acabam por ser os ambientes ideias para o aparecimento de ferrugem. E por isso mesmo, deves saber o que fazer quando tal aconteça.

produtos químicos específicos para os cromados e que não são nada caros. Podes, inclusive, usá-los mesmo antes da ferrugem aparecer, na sua limpeza diária. Mas antes de usares o químico de uma forma global, testa-o antes numa zona pequena para verificares se realmente é o produto indicado para o objeto, pois pode ser abrasivo.

Como remover ferrugem de ferramentas?

ferramentas
Pixabay

Já ouviste falar no efeito do diesel enquanto remover de ferrugem? Não? Então ficarás agora a saber. Este combustível é ótimo para limpar ferramentas enferrujadas. Só tens de ter um litro de diesel, despejá-lo numa bacia e mergulhar a ferramenta oxidada durante 24 horas. No final, limpas a ferramenta com um pano velho.

Produtos químicos para remover ferrugem de peças de aço

Relógio enferrujado
Pixabay

Para remover ferrugem do aço, podes também recorrer a produtos químicos para o efeito, que é bastante eficaz e não deixa sujidade, ou a métodos tradicionais como lixamento e jateamento, que exigem mais esforço. Mas podes também usar uma das técnicas caseiras, que é esfregar a metade de uma cebola na área enferrujada e depois enxaguá-la com água quente.

Como evitar a ferrugem

Objetos enferrujados
Pixabay

Mais vale prevenir do que remediar, certo? Então, mãos à obra e começa já a pôr em prática as dicas que te vamos dar em seguida para evitar a ferrugem e, sobretudo, evitar todo o trabalho mencionado acima.

  1. Secar bem os objetos e guardar num ambiente seco: a oxidação é acelerada quando um metal fica exposto à humidade, então, o melhor a fazer para prevenir a ferrugem é mesmo limpá-lo bem e guardá-lo num ambiente seco e limpo.
  2. Aplicar um revestimento protetor: uma camada de proteção é uma das melhores formas de proteger um objeto da ferrugem, sobretudo se o objeto está pintado, e isso pode ser feito aplicando uma base em spray para fixar a tinta, afastando assim a humidade.
  3. Limpar o objeto frequentemente: a limpeza é também uma das formas de garantir o bom estado de qualquer objeto, evitando, no caso dos metais, a ferrugem. Aconselhamos-te, por isso, a fazer uma pequena limpeza a, pelo menos, de duas em duas semanas. No entanto, não uses água, pois como já sabes ela é uma das principais impulsionadoras deste “bicho” chamado ferrugem.
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta