
Uma limpeza geral e regular em casa é algo que todos sabemos fazer (ou pelo menos tentamos) com uma certa frequência. Mas e a limpeza a fundo? Existem cantos e recantos na nossa casa que nunca veem o pano do pó ou o detergente. Vamos relembrar-te quais são.
1. Comandos e aparelhos eletrónicos
O comando da televisão, o teclado do computador ou outros aparelhos eletrónicos frequentemente tocados por nós, mas muitas vezes esquecidos durante uma sessão normal de limpeza em casa. Usa um desinfetante para remover os germes (que são mais que muitos), a sujidade e pó que se aglomeram nesses objetos.
2. Azulejos da casa de banho
Tomamos banho todos os dias (e se formos uma família numerosa a nossa casa de banho vê muitos banhos ao longo de uma semana) e o vapor e humidade são o pão nosso de cada dia. Até bactérias se acumulam nos cantos dos azulejos. Vinagre é o teu melhor amigo para limpares os azulejos da tua casa de banho para que eles brilhem novamente.

3. Recipientes de armazenamento no chuveiro
Temos, geralmente, os produtos de beleza que utilizamos no banho armazenados em recipientes de plástico ou arame na zona do duche. E quantas vezes limpamos essa área? A humidade do chuveiro faz com que a sujidade aumente e a limpeza fica a ser algo extremamente necessário. Utiliza uma escova de dentes para limpares bem todos os cantos e lava os recipientes com água e detergente (podes até pôr na máquina da loiça).
4. Caixote do lixo
Levamos um lixo para o contentor (esta é capaz de ser a tarefa de limpeza mais frequente em casa) mas quantas vezes limpamos o respetivo caixote? O ideal é desinfetá-lo e limpá-lo regularmente para evitar a acumulação de odores e bactérias.
5. Portas e maçanetas
Outra coisa que quase nunca nos lembramos. Abrimos e fechamos portas em casa centenas de vezes, e os microrganismos e bactérias nas maçanetas vão crescendo com o tempo. E quando temos convidados em casa o risco de apanharmos um vírus pode aumentar, visto que todos tocamos em portas e maçanetas. Limpa-as, assim como as ombreiras da porta e toda a sua superfície.

6. Interruptores e lâmpadas de teto
As lâmpadas acumulam pó como qualquer outra coisa em casa e precisam da tua limpeza. Os interruptores, que são utilizados diariamente, acumulam sujidade devido à frequência que lhes tocamos, e nem sempre com as mãos limpas e desinfetadas. Portanto… toca a limpar para termos mais luz na nossa vida!
7. Esponja da loiça
Usamo-la todos os dias e é um dos items da nossa casa que é mais sujo. E nós usamo-la para limpar loiça, superfícies de inox e afins! Lava-a após cada utilização para matares os germes e evitar contaminação em casa. Podes até colocá-la na máquina de lavar loiça ou no microondas para que fique como nova.
8. Ralo do lava loiça
Um esconderijo para mais sujidade e gordura. E a solução está mesmo à mão de semear. Bicarbonato de sódio e vinagre é a mistura perfeita para uma limpeza a fundo: coloca o bicarbonato de sódio no lava-loiça, seguida de uma chávena de vinagre a deixa atuar durante meia hora. Depois coloca-a água quente, e voilá! Ralo e lava-loiça como novos.

9. Calhas das janelas
Limpar os vidros não é suficiente se queremos ter uma casa limpa dos pés à cabeça. As calhas das janelas são muitas vezes esquecidas e a sujidade aumenta nessa zona. Podes deitar nas calhas água a ferver para uma limpeza impecável e usar cotonetes para os cantinhos que nunca consegues aceder.
10. Parte detrás dos eletrodomésticos
Esta é das zonas que está mais escondida na nossa memória quando é hora de limpar a casa. Há quanto tempo não espreitas atrás do fogão ou do frigorífico? A acumulação de sujidade e pó nessas zonas esquecidas é mais que muita, e definitivamente que merece a nossa atenção visto que pode até afetar o funcionamento do eletrodomésticos ou atrair pragas em casa (coisa que não queremos, definitivamente).
11. Escova de cabelo e escova de dentes
São ambas usadas diariamente (e sabemos que a escova dos dentes é passada por água, sim…) mas não será importante desinfetá-las de vez em quando? A escova de cabelo agarra todo o pó que o nosso cabelo acumula durante o dia e a escova de dentes guarda todas as bactérias que vêm da nossa boca. Desinfeta ambas as escovas e lava-as com água e sabão natural para uma higiente perfeita.
12. Máquina de lavar loiça
Até a máquina de lavar loiça, a salvadora de muitas famílias, precisa de uma limpeza quando duas ou três vezes por ano. Certifica-te de que limpas bem o filtro da máquina para que ela funcione sem problemas e que fazes um ciclo de lavagem com a máquina vazia. Coloca água quente e vinagre para que a limpeza seja mais profunda e impecável.
13. Esfregonas, baldes e vassouras
São utensílios de limpeza, mas também precisam de ser limpos. Às vezes as esfregonas começam até a ter odores desagradáveis, e não queremos que isso aconteça. O processo é o mesmo como na escova de cabelo, dá-se uma acumulação de sujidade nos “cabelos” da esfregona e estes precisam de ser cuidados. Se queremos usar estes utensílios para limpar outras partes da casa, temos mesmo de ter atenção para que eles sejam desinfetados e limpos correntemente.

14. Livros
Para os bons leitores, os livros são objetos que devem ser conservados e mantidos no melhor estado possível. E aqui entra a nossa grande ação de limpeza! Sabias que se os livros não forem tocados, o papel deteriora-se mais rapidamente? Portanto, quando fores limpar o pó das prateleiras, remove os livros, um a um, e limpa o pó da lâmpada e da parte superior do livro. Folheia-os para arejarem e assim evitas a sua deteriorização. A boa notícia é que a frequência deste tipo de limpeza é mais reduzida (três vezes por ano é suficiente).
15. Almofadas e edredão
Colocamos o nossa cara, todas as noites, na nossa almofada. Ainda que tenha uma fronha, os pós, ácaros e bactérias estão lá ao nosso lado. Aproveita o verão para as lavares (confirma as instruções de lavagem antes) porque secarão mais rápido e terás, assim, uma cama muito mais fresca e limpa para descansar.
16. Plantas
Sim, leste bem. Tens um jardim em casa? Observa as tuas plantas e repara no pó que as folhas acumulam. Toma conta delas (e de ti) e limpa-as frequentemente passando-as por água e com um pano húmido. Elas agradecem.
17. Chaves
Um objeto com o qual entramos em contacto todos os dias, sem falhar um (menos quando vamos de férias para as Caraíbas) e que nunca, ou quase nunca, nos lembramos de limpar. As chaves de casa, do carro, da arrecadação… todas as chaves são tocadas por nós e colocadas nas mais variadas superfícies e tornam-se, deste modo, num núcleo de bactérias e germes.

18. Rodapés
É impressionante o pó que os rodapés ao longo da casa acumulam. Se tivermos animais em casa, o problema aumenta com os pêlos em todo o lado. Sabemos que é aquele pormenor que passa despercebido nos dias de limpeza mas faz a diferença se aspirarmos e limparmos regularmente.
19. Cortinas do duche
Tomamos banho todos os dias e a cortina de duche, apesar de tomar banho connosco, acaba por acumular, com o tempo, vestígios de bolor, dos produtos que utilizamos no banho e podem até crescer fungos. O ideal é tirá-las e pô-las na máquina de lavar de quando em quando para que o nosso banho saiba ainda melhor!
20. Colchões
Dormimos descansados na nossa confortável cama mas esquecemo-nos que não chega lavar os lençóis e as mantas. Apesar de eles nos protegerem, de certa forma, as bactérias, ácaros, células mortas e pó são acumulados no nosso colchão sem pedirem autorização. É importante aspirares o colchão regularmente de forma a prevenir a tua saúde contra possíveis rinites, alergias ou problemas respiratórios.
Tomarmos atenção a estas áreas da nossa casa frequentemente esquecidas vai fazer com que vivamos numa casa que estará a sempre a brilhar, limpa em todos os ângulos e sem bactérias acumuladas. A nossa saúde agradece, e a nossa casa também.
Para poder comentar deves entrar na tua conta