
A Câmara de Setúbal aprovou a adjudicação de uma empreitada para reabilitação de 445 fogos no Bairro Amarelo da Bela Vista, no valor global de mais de 40 milhões de euros, anunciou a autarquia esta quinta-feira, dia 21 de setembro. Em paralelo, a autarquia também deu luz verde à reabilitação do Bairro do Forte da Bela Vista, com 121 casas, por mais de 19 milhões de euros.
“A empreitada, enquadrada na Estratégia Local de Habitação do concelho de Setúbal, tem financiamento assegurado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), ao qual a Câmara Municipal de Setúbal submeteu uma candidatura para a reabilitação daquele bairro do parque habitacional municipal”, refere a nota de imprensa divulgada.
De acordo com a proposta, aprovada na sessão pública de câmara de quarta-feira, está prevista a requalificação do denominado Bairro Amarelo da Bela Vista, para criar melhores condições de conforto, comodidade e habitabilidade de 445 fogos, estando prevista a “execução de um conjunto de ações de incremento térmico, de eficiência energética e acessibilidades”.
A obra, esclarece o município sadino, é feita em quatro lotes, adjudicados à empresa Tecnorem – Engenharia e Construções, S.A. por um montante global de 40,26 milhões de euros, sem IVA incluído.
A deliberação do executivo liderado por André Martins (eleito pela CDU) refere ainda que a intervenção, com um prazo de execução de 800 dias (dois anos e dois meses e meio) foi adjudicada por mais 3,6 milhões de euros acima do preço base definido no concurso público.
A autarquia considera, no entanto, que os quatro lotes foram adjudicados por “valores aceitáveis face aos atuais preços do mercado de construção, uma vez que grande parte dos materiais utilizados na empreitada são derivados do petróleo, registando este uma volatilidade muito grande no seu preço”.
O Bairro da Bela Vista, refere informação disponibilizada no ‘site’ do município, foi construído na década de 1970 no âmbito do Plano Integrado de Setúbal, promovido pelo ex-Fundo de Fomento de Habitação. Tem 45 edifícios, com um total de 840 fogos, dos quais 454 são habitados por inquilinos da câmara. Os restantes tornaram-se propriedade privada.
Casas do Forte da Bela Vista vão ser reabilitadas com 19 milhões de euros
Na mesma reunião, a autarquia aprovou a adjudicação excecional acima do preço base da reabilitação de edifícios no Bairro do Forte da Bela Vista, num montante global superior a 19 milhões de euros. Tal como a anterior, esta obra também se enquadra Estratégia Local de Habitação do concelho de Setúbal e conta com o apoio do PRR.
"A Reabilitação do Bairro do Forte da Bela Vista – Edifícios de Habitação Multifamiliar engloba a realização de um conjunto de intervenções num total de 121 fogos daquela área habitacional que apresentam um avançado estado de degradação e adulteração em relação à construção original", explica a autarquia em comunicado enviado às redações. A ideia passa por melhorar as condições de habitabilidade destas casas..
A empreitada é feita em dois lotes, que também foram adjudicados à empresa Tecnorem – Engenharia e Construções, S.A., por mais de de 19 milhões, sem IVA incluído. Este valor é 7% superior face ao preço base definido (ou seja, mais cerca de 1 milhão).
A empreitada é realizada em dois lotes, um com 68 fogos e respetivas partes comuns, com um prazo de execução de 450 dias, outro com 53 imóveis e partes comuns, para o qual foi definido 420 dias de obras, num total de 20 edifícios distribuídos num conjunto de 14 blocos existentes no Bairro do Forte da Bela Vista.
*Com Lusa
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta