Câmara de Lobos

Câmara de Lobos investe 8,2 milhões em 32 casas para realojar famílias

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos, na Madeira, adjudicou a construção de 32 frações habitacionais, no valor de 8,2 milhões de euros, para realojar as famílias retiradas da Fajã das Galinhas na sequência do incêndio em 2024. Em comunicado, a autarquia explica que as novas habitações serão construídas no sítio do Castelejo, na freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, nas zonas altas do concelho.
Bairro das Fontainhas

Porto investe dois milhões em arrendamento apoiado nas Fontainhas

A autarquia portuense vai reabilitar um imóvel municipal junto à Alameda das Fontainhas, no Porto, com o objetivo de criar habitação acessível por via de arrendamento apoiado. O projeto, que envolve um investimento estimado de dois milhões de euros, pretende aumentar a oferta de fogos nesta zona da cidade. A intervenção incidirá nos lotes municipais entre os números 52 e 68, constituído por 19 frações – 18 de habitação e uma de comércio – distribuídas por quatro pisos.
Casas em Faro

49 novos fogos inaugurados para realojar famílias de pescadores em Faro

Um conjunto de 49 fogos habitacionais foi inaugurado na freguesia de Montenegro, em Faro, para realojar famílias de pescadores das zonas nascente e poente da praia de Faro, cujas habitações vão ser demolidas. O processo, inicialmente coordenado pela Sociedade Polis Litoral Ria Formosa, vai permitir realojar, em regime de arrendamento apoiado pelo município, as famílias que manifestaram vontade de sair das casas situadas em zona de Domínio Público Marítimo.

Do megaluxo às barracas: a crise habitacional que afeta Ibiza

Ibiza tem dois extremos. Por um lado, a Ibiza do luxo, das discotecas e das moradias de sonho. Por outro, a Ibiza das barracas e da exclusão habitacional. Já não é novidade que os preços altíssimos das casas obrigam muitas pessoas a abandonar a ilha por não conseguirem encontrar uma habitação com uma renda acessível. E estes preços exorbitantes estão a gerar um fenómeno que, na verdade, ressuscita um velho problema: os bairros de barracas. Em Ibiza, este tipo de acampamentos tem vindo a proliferar, ao ponto de alguns considerarem a ilha como uma verdadeira cidade de caravanas.
Habitação em Lisboa

Crise na habitação exige um plano de emergência, alertam especialistas

A habitação deve ser tratada como prioridade nacional e a atual crise exige um plano de emergência, defendem duas especialistas, alertando que, caso contrário, a proliferação de construções precárias irá prosseguir. A co-autora da Estratégia Local de Habitação de Lisboa, Isabel Santana, considera que “as autarquias fazem o seu papel”, mas as medidas que adotam “acabam por ser pensos rápidos, porque o volume e a dimensão das necessidades são muitas”.
Habitação municipal

Casas sociais compradas por inquilinos revendidas (bem) mais caras

Em 2011, o Estado e as câmaras municipais detinham 123.158 casas, tendo o número caído para 123.053 fogos em 2021. Ou seja, trata-se de uma redução de 105 casas numa década, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Uma diminuição que se deve, também, ao facto de muitos inquilinos terem comprado os respetivos imóveis ao Estado e/ou às autarquias e, depois de se tornarem proprietários, os terem revendido por preços bem mais elevados.
Lisboa

Lisboa vai acolher maior festival europeu de habitação em 2027

Lisboa foi escolhida para receber, em 2027, a sexta edição do International Social Housing Festival, o maior evento europeu dedicado à habitação social e acessível. A organização ficará a cargo da Câmara Municipal de Lisboa, em parceria com a Gebalis, numa edição que deverá reunir cerca de 2.000 participantes de todo o mundo.
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Santa Casa de Lisboa admite alienar imóveis para habitação social

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) está disponível para alienar património imobiliário para desenvolver programas de habitação social, afirmou o provedor da instituição, que negou que a venda de imóveis sirva para pagar despesa corrente.Paulo Sousa esteve, esta quarta-feira, a ser ouvido
Reabilitação de casas em Lisboa

Bairros municipais em Lisboa: mais de 400 casas vão ser reabilitadas

Há novos bairros municipais em Lisboa que vão ser reabilitados em breve, ao abrigo do programa ‘Morar Melhor’. Trata-se do Bairro Padre Cruz e do Vale de Alcântara, que reúnem 435 casas habitadas por 1.200 pessoas. A reabilitação levada a cabo nos próximos meses representa um investimento de 7 milhões de euros.
Reabilitação de casas em Setúbal

Setúbal vai reabilitar centenas de casas com 40 milhões do PRR

A Câmara Municipal de Setúbal está a dar passos largos para reabilitar habitações públicas, usando 40 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Não só já adjudicou a reabilitação de 88 casas no Bairro da Quinta do Freixo, como também vai abrir três novos concursos públicos para agilizar a requalificação de centenas de casas noutros bairros municipais.
Habitação municipal em Coimbra

Habitação municipal em Coimbra: futuro bairro terá 268 casas

O futuro bairro de habitação municipal da Quinta das Bicas, em Taveiro, freguesia de Coimbra, será composto por 28 blocos com três andares, num projeto que o município diz ser uma “obra emblemática” e de “qualidade”. O projeto, que contempla a construção de 268 fogos de habitação, é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e representa um investimento de cerca de 36 milhões de euros num loteamento em Taveiro, zona periurbana de Coimbra, tendo sido na quinta-feira, dia 17 de outubro, lançado o início da empreitada.
Investimento público em habitação

Habitação vê despesa pública triplicar – mas só 48% foi executada

Garantir o direito à habitação é uma das tarefas fundamentais do Estado, a par de estabelecer um sistema de rendas compatível com os rendimentos das famílias. E, para a cumprir estas funções, a administração central tem vindo a disponibilizar cada vez mais verbas para a habitação, tendo mesmo triplicado a despesa orçamentada nos últimos cinco anos. Acontece é que dos 1.550 milhões de euros destinados à habitação desde 2019 até 2023, só 745 milhões de euros foram colocados em marcha e efetivamente executados (o equivalente a 48% do total).
Habitação no Reino Unido

Reino Unido anuncia novas regras para habitação social

O Governo britânico anunciou no domingo, dia 22 de setembro, novas regras para melhorar a habitação social pública e privada, disse a vice-primeira-ministra britânica, Angela Rayner, no seu discurso de abertura do congresso do Partido Trabalhista em Liverpool.
Vivienda social en Reino Unido

Autarquias britânicas reclamam mais dinheiro para habitação social

As câmaras municipais e as empresas públicas de habitação social do Reino Unido pediram ao novo governo trabalhista que “acorde o gigante adormecido da construção residencial”. Com o objetivo de que se volte a construir casas de arrendamento acessível, as autarquias reclamam várias medidas imediatas entre as quais uma primeira injeção de financiamento e alterações ao programa ‘Direito de Compra’, que permite aos inquilinos de habitação social o acesso à compra da casa.
Morar em Nova Iorque

Nova Iorque oferece casas sociais por menos de 185 mil dólares

A cidade dos arranha-céus está comprometida com a habitação social. Um edifício localizado no bairro central de West Side, renovado pela instituição financeira indiana HDFC, foi convertido em 17 apartamentos acessíveis, que serão vendidos a um preço máximo de 184.990 dólares (cerca de 165.000 euros). Estas casas estão disponíveis para quem ganhe um salário inferior a 168 mil dólares por ano (150 mil euros) e que não tenha mais de 280 mil dólares (mais de 250 mil euros) investidos em bens. Já hámais de 10 mil inscritos.