Até final de 2026, com financiamento do PRR, a Estratégia Local de Habitação abrange a construção de 1.500 fogos de habitação pública.
Comentários: 0
alameda das palmeiras
Câmara Municipal de Setúbal

A Câmara Municipal de Setúbal iniciou a requalificação do bairro Alameda das Palmeiras, um investimento de quase 12 milhões e meio de euros no âmbito da Estratégia Local de Habitação para reabilitar um total de 38 edifícios e 252 fogos.

Este é o segundo investimento de reabilitação no âmbito da Estratégia Local de Habitação, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), já em fase de obra no concelho, após ter sido iniciada a reabilitação de 19 edifícios e 113 fogos no Bairro das Manteigadas.

Com um prazo de execução de 540 dias, a reabilitação do bairro Alameda das Palmeiras é feita em dois lotes, com o valor global de 12 milhões, 429 mil e 700 euros, aos quais acresce a taxa de IVA.

A empreitada vai reabilitar aquele conjunto edificado na Freguesia de São Sebastião, adaptando-o aos critérios funcionais e de conforto contemporâneos e à regulamentação legal aplicável, tendo como objetivos melhorar a eficiência energética dos edifícios e requalificar as cozinhas e instalações sanitárias das frações, as quais vão registar intervenções profundas no âmbito do Programa 1.º Direito.

habitação Setúbal
Bairro Alameda das Palmeiras Câmara Municipal de Setúbal

O bairro foi construído entre 1992 e 2001, em parte ao abrigo do Programa Especial de Realojamento (PER), “e apresenta uma imagem de conjunto descaraterizada e as fachadas alteradas, devido a intervenções promovidas pelos ocupantes das frações, além de um conjunto de patologias resultantes da degradação do isolamento e impermeabilização exteriores, bem como da deficiente ventilação dos espaços”, segundo o comunicado enviado às redações.

Já o Bairro das Manteigadas tem dois edifícios completamente prontos, e quatro prédios em estado avançado de prontidão. Trata-se de um bairro com 113 habitações em 19 prédios. “São mais de 300 moradores que irão beneficiar desta intervenção, que vem criar condições de habitabilidade e condições de maior dignidade da vida dos moradores que aqui vivem”, disse o vereador Carlos Rabaçal.

habitação Setúbal
Bairro das Manteigadas Câmara Municipal de Setúbal

A Câmara Municipal também já aprovou a adjudicação das empreitadas para reabilitar em 445 fogos e nove blocos de edifícios no bairro da Bela Vista e de 121 fogos e 20 edifícios no Forte da Bela Vista.

Até ao final de 2026, com financiamento pelo PRR, a Estratégia Local de Habitação abrange a construção de 1.500 fogos de habitação pública, de renda apoiada e de renda acessível, e de 160 fogos de habitação privada de renda acessível, a reabilitação de 414 edifícios e de mais de 3.700 habitações – no valor global de 297 milhões de euros, sendo 196 milhões de investimento em propriedade pública – e a criação de alojamentos de emergência para pessoas sem abrigo e vítimas de violência doméstica.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta