Índice de Produção na Construção aumentou em termos homólogos, mas abrandou face a outubro (5,5%), setembro (5,7%) e agosto (6,4%).
Comentários: 0
Aumento da produção na construção em Portugal abranda
INE

Em novembro de 2023, o Índice de Produção na Construção (IPC) aumentou 5,2% em termos homólogos, tendo o crescimento desacelerado face aos meses anteriores: 5,5% em outubro, 5,7% em setembro e 6,4% em agosto. Em causa estão dados divulgados esta quarta-feira (10 de janeiro de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Por segmentos, a construção de Edifícios abrandou 0,4 pontos percentuais (p.p.) para 4,0% em novembro do ano passado face ao mesmo mês do ano passado. Já a Engenharia Civil passou de um crescimento homólogo de 7,2% em outubro para 6,9% em novembro.

No que diz respeito ao índice de emprego, desacelerou em novembro 0,2 p.p. para 4,2% enquanto a variação homóloga do índice de remunerações aumentou 12,0% (11,9% em outubro).

Já a variação mensal do emprego foi de 0,3% (0,5% em novembro de 2022) enquanto a das remunerações se situou em 20,2% (20,0% no mesmo mês de 2022).

“O Índice de Produção na Construção é calculado mediante a “média móvel de três meses ajustada de efeitos de calendário e sazonalidade”, explica o INE. “Salvo indicação em contrário, as taxas de variação referidas correspondem a variações homólogas relativamente aos mesmos períodos de anos anteriores”, acrescenta. 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta