Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Construção civil

Últimas notícias sobre "Construção civil" publicadas em idealista.pt/news

Concursos de obras públicas promovidos crescem 20% até agosto – valor está em máximos de 10 anos

O valor dos concursos de obras públicas promovidos aumentou 20% até agosto, para 3.422 milhões de euros, face ao mesmo período do ano passado, revelou esta quarta-feira (23 de setembro de 2020) a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

Notícia sobre:

Produção na construção aumentou 1% em julho em Portugal – mais que na Zona Euro e na UE

Em julho, a produção no setor da construção aumentou 1% em Portugal face ao mês anterior, tendo evoluído mais que nos países da Zona Euro (0,2%) e que na média da União Europeia (-0,1%). Em termos homólogos, ou seja, face a julho do ano passado, a produção caiu 4,3% em Portugal, mais que na Zona Euro (3,8%) e na UE (3,9%). Em causa estão dados revelados recentemente pelo Eurostat.

Notícia sobre:

Conclusão das obras de construção da barragem e da central do Alto Tâmega a cargo da Conduril

A energética espanhola Iberdrola, que tem um novo escritório em Lisboa, no Parque das Nações, retomou as obras de construção da barragem e da central do Alto Tâmega. Os trabalhos, que tinham sido suspensos em 2019, foram adjudicados à portuguesa Conduril.

Notícia sobre:

Tektónica 2020: maior feira da construção e obras públicas de Portugal vai ser híbrida

A 22ª edição da Tektónica, a maior feira da construção e obras públicas de Portugal, vai realizar-se entre os dias 8 e 11 de outubro de 2020 – decorre na FIL, em Lisboa, em simultâneo com o Salão Imobiliário de Portugal (SIL) – em formato híbrido, utilizando uma plataforma digital que irá permitir realizar negócios de forma presencial e online. Recorde-se que o evento era para se ter realizado em maio, mas foi adiado devido à pandemia da Covid-19. 

Notícia sobre:

Edifícios licenciados e obras concluídas caem no segundo trimestre com a pandemia - e agora?

No segundo trimestre de 2020, ou seja, em plena pandemia, o número de edifícios licenciados e concluídos em Portugal diminuíram 14,7% e 2,8%, respetivamente, em termos homólogos. Dados preliminares revelados esta sexta-feira (11 de setembro de 2020) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) permitem concluir que, entre abril e junho, foram licenciados quase 5.000 edifícios (em concreto 4.975) e concluídos 3,4 mil edifícios. Uma queda, de resto, que também se verificou em termos trimestrais. A Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) enaltece, no entanto, o facto da variação mensal registada nos meses de junho e julho ter sido positiva e destaca "a resiliência que tem vindo a ser demonstrada por parte das empresas e dos investidores" do setor.

Notícia sobre:

Amoreiras Eden já está a nascer no coração de Lisboa: são 36 apartamentos e seis lojas

As obras de reconversão do emblemático Edifício S. Filipe Neri no novo empreendimento Amoreiras Eden, localizado no coração de Lisboa – entre as Amoreiras, o Largo do Rato e o Marquês de Pombal –, já arrancaram, estando a cargo da MAP Engenharia, empresa especializada na construção e reabilitação de espaços e edifícios. Trata-se de um projeto residencial com 36 apartamentos, seis espaços comerciais e 64 lugares de estacionamento. 

Notícia sobre:

Aumento dos custos de construção de habitação nova em níveis pré-pandemia: sobem 2,3% em julho

Em julho, os custos de construção de habitação nova aumentaram 2,3% face ao mesmo mês do ano passado. Trata-se de uma subida homóloga 1,3% superior quando comparada com a verificada em junho (1%). Trata-se do maior crescimento homólogo registado no país desde fevereiro, mês que antecedeu a chegada da pandemia da Covid-19. Em causa estão dados (estimativas) divulgados esta terça-feira (8 de setembro de 2020) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Notícia sobre:

Construção dá novas provas de imunidade à Covid-19 com quebras no número de insolvências

Os impactos negativos da pandemia da Covid-19 no número de insolvências e constituição de empresas no país continuam a ser evidentes - as insolvências aumentaram 64,5% em agosto, face a igual período do ano passado, e as novas aberturas continuam em queda. Ainda assim, e numa espécie de contraciclo, o setor da construção e obras públicas destaca-se pela forma positiva como tem conseguido “escapar” à crise. Este segmento de negócio nunca parou, mesmo no período mais crítico do surto, e até conseguiu crescer, como já foi confirmado pelo INE. Foi também a única atividade a registar uma diminuição de 4,4% no número de empresas insolventes, até ao passado mês, se comparado com o período homólogo de 2019, segundo mostram os dados do mais recente relatório da Iberinform, filial da Crédito y Caución.

Notícia sobre:

Metro de Lisboa: adjudicada segunda empreitada de expansão da rede por 73,5 milhões

O Metropolitano de Lisboa anunciou a adjudicação da segunda empreitada do plano de expansão da rede para o prolongamento das linhas Amarela e Verde, num investimento de 73,5 milhões de euros que aguarda visto do Tribunal de Contas. A empreitada adjudicada prevê a “execução dos toscos entre a estação Santos e o término da estação Cais do Sodré”.

Notícia sobre: