Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Construção civil

Últimas notícias sobre "Construção civil" publicadas em idealista.pt/news

Produção na construção a crescer em 2019: sobe 1,8% na Zona Euro e 2,4% na UE

Num ano, em 2019 face a 2018, a produção no setor da construção subiu, em média, 1,8% na Zona Euro. Um aumento médio homólogo que também se verificou, e que foi inclusive maior (2,4%), na União Europeia (UE) a 27. Em causa estão dados divulgados esta quarta-feira (19 de fevereiro de 2020) pelo Eurostat. 

Notícia sobre:

“Cimento vivo”: o material do futuro que purifica o ar e arranja sozinho os edifícios

Edifícios que reparam as suas próprias fissuras, absorvem toxinas do ar ou até podem brilhar no escuro. É algo que está prestes a ser realidade. Cientistas nos Estados Unidos criaram um “cimento vivo” juntando areia e bactérias num material de construção capaz de se auto-reproduzir, de absorver dióxido de carbono e manter a resistência.

Notícia sobre:

“Ainda há espaço para muita habitação no país, sobretudo produto para portugueses”

“Creio que ainda há espaço para muita habitação em Portugal, sobretudo produto vocacionado para o mercado doméstico”. A garantia é dada por Miguel Alegria, CEO da Engexpor, empresa especializada na gestão de projetos e gestão da construção que está no mercado há 35 anos, estando envolvida em várias obras no país. 

Notícia sobre:

Construção alimenta recorde de criação de novas empresas em Portugal

O ano de 2019 bateu o recorde de criação de novas empresas no país, com um aumento de 6,4%, para 48.854 unidades, face a 2018. O perfil setorial do tecido empresarial português sofreu alterações, com os transportes e a construção a registarem os maiores crescimentos no ano passado, substituindo as atividades imobiliárias e o alojamento e restauração, de acordo com o barómetro Informa D&B.

Notícia sobre:

Tróia: proprietários impedidos de construir vão processar o Estado

Alguns proprietários dos lotes localizados no loteamento Soltróia preparam-se para avançar com processos contra o Estado. Um dos donos dos terrenos queixa-se de que, poucos meses depois de ter comprado o ativo em hasta pública, o Governo suspendeu os direitos dos proprietários por dois anos como medida preventiva, o que quer dizer que ninguém pode construir durante esse período.

Notícia sobre:

Custos de construção aumentam 2,4% - materiais e mão de obra "pesam" na fatura

Os custos de construção de habitação nova subiram 2,4% em novembro de 2019 face ao mesmo período de 2018. O preço dos materiais cresceu 0,4%, e o custo da mão-de-obra aumentou 5,3%, sendo estas as despesas que mais contribuíram para o aumento da “fatura”.

Notícia sobre:

Obras públicas ao rubro: concursos lançados dispararam 67% em 2019

Os concursos públicos de empreitadas promovidos até novembro do ano passado dispararam 67% face ao período homólogo, para um valor total de 3.731 milhões de euros. O número total de contratos celebrados cresceu significativamente mas, ainda assim, não acompanhou o crescimento dos concursos promovidos.

Notícia sobre:

Crescimento da construção abranda para 5,5% em 2020, mas ciclo de recuperação vai continuar

A produção no setor da construção deverá crescer 5,5% em 2020. Trata-se de um ligeiro abrandamento face ao ritmo de crescimento de 2019 (6%), segundo as previsões da Federação Portuguesa da Indústria da Construção e Obras Públicas (FEPICOP).

Notícia sobre:

Mota-Engil ganha contratos de 450 milhões nas Honduras, Angola e México

A Mota-Engil anunciou que três subsidiárias suas assinaram contratos de construção em três países: Honduras, Angola e México. Em causa estão contratos avaliados em 195 milhões de euros, 115 milhões de euros e 140 milhões de euros, respetivamente. 

Notícia sobre:

Câmara de Beja vende terrenos a três empresas destinados a construir duas fábricas e um armazém

A Câmara Municipal de Beja vendeu nove lotes de terreno onde deverão instalar-se duas fábricas e um armazém, num investimento total previsto de 19,2 milhões de euros que poderá criar 92 postos de trabalho. Em sete dos nove lotes vai nascer uma fábrica de cerveja com assinatura espanhola.

Notícia sobre: