
Não é preciso sermos especialistas na matéria da canalização para conseguirmos limpar corretamente o filtro da torneira lá de casa. Se o fizermos, vamos poupar água, ter o filtro a funcionar eficazmente e melhorar a qualidade da água que bebemos diariamente.
Estes são os (simples) passos a seguir neste processo de limpeza do filtro da torneira:
Filtro da torneira: porque é importante?

Muitas vezes quando bebemos água da torneira, nem pensamos na qualidade da água que estamos a ingerir, o que pode ser prejudicial para a nossa saúde uma vez que a qualidade da água depende muito da zona onde vivemos.
Ter um filtro na torneira da água, ajuda a melhorar a qualidade da água que bebemos, porque as impurezas invisíveis aos olhos são filtradas. Também o cheiro e o sabor da água podem ser consideravelmente melhorados. Além disso, ajuda a economizar algum dinheiro uma vez que deixa de ser necessário comprar água engarrafada.
No entanto, se optares por esta opção é fundamental que tenhas em mente que de vez em quando deverás limpar o filtro da torneira para retirar o excesso de impurezas que se vão acumulando e que podem, inclusive, afetar a pressão da água.
Como limpar o filtro de água da torneira?
Para te facilitar esta tarefa, deixamos-te um passo a passo sobre o que deves fazer quando chegar a hora de limpar o filtro:
Desligar a água
Primeiro que tudo, antes de pores as mãos na massa e limpares o filtro da torneira, é imperativo desligar a água em casa para que consigas trabalhar em segurança.
Desmontar a torneira
Dependendo do modelo da tua torneira, será possível que tenhas de a desmontar para conseguires ter acesso ao filtro que queres limpar. Mas não te preocupes, esta parte também é simples! Geralmente para desmontar o filtro tens de soltar primeiro a parte inferior da torneira ou remover a tampa da ponteira (a peça na ponta da torneira onde a água sai). A maioria dos filtros é em forma de rosca, o que facilita o trabalho para o desmontares.

Retirar o filtro da torneira
Quando retiras a ponteira da torneira vais encontrar um cartucho onde está o filtro, o disco protetor e uma anilha de borracha que serve para evitar fugas de água. Uma vez que a torneira já está desmontada e o filtro está fora da torneira, localiza-o e solta a vela. Se tiveres dificuldade podes deixá-lo de molho, com água morna, durante alguns minutos antes de tentares novamente. Podes usar uma chave inglesa ou de fendas para te ajudar a soltares a vela mas usa-as com cautela para não partires o material do filtro.
Limpar o filtro
Após remover o filtro, lava-o bem em água morna para remover quaisquer detritos acumulados ao longo do tempo. Se vires que existem depósitos de calcário ou outras substâncias que seja preciso limpar, podes mergulhar o filtro em vinagre branco durante algumas horas para ajudar na ação de limpeza. É importante, contudo, que não utilizes nenhuns produtos químicos nesta fase. Podes usar uma escova de dentes ou uma escova pequena para limpares as malhas do filtro, se considerares necessário.
Verificar a torneira
Enquanto estiveres com a torneira desmontada é uma boa ideia verificares se existem outros depósitos de sujidade ou calcário na torneira. Se for o caso, podes limpá-los com vinagre e água.

Voltar a montar a torneira
Após limpares cuidadosamente o filtro e a torneira, é altura de remontares as peças do puzzle. Coloca todas as peças na ordem em que foram retiradas e certifica-te de que apertas todas as conexões adequadamente para evitar posteriores vazamentos.
Ligar novamente a água

Depois de estar tudo montado e no sítio, limpinho, é hora de ligar novamente a água para a prova final. Liga a água, verifica que não há vazamentos e deixa-a correr por alguns minutos para garantir que o fluxo é normal e para que possas voltar a usar o filtro, agora limpo, sem problemas.
Depois deste processo realizado, se a água sair da torneira com uma cor escura ou amarelada, ou com certos resíduos, é sinal que está na hora de trocar o filtro por um filtro novo. Esta troca de filtro é aconselhada uma vez por ano de forma a garantir o acesso a água sempre limpa e própria para consumo.
Limpar o filtro da torneira: quantas vezes se deve fazer?

Este processo de limpeza do filtro da torneira é importante por diversas razões:
- Qualidade da água
Uma das funções do filtro da torneira é ajudar a filtrar as impurezas e sujidade que a água contém, garantindo que a água que sai da torneira esteja o mais limpa possível e segura para consumo humano. Se o filtro estiver sujo ou obstruído de alguma forma, a qualidade da água pode ser comprometida.
- Fluxo e pressão de água
O fluxo e a pressão da água tem uma determinada qualidade mas ao longo do tempo ela pode ser reduzida devido à sujidade acumulada dentro do filtro da torneira. Com o passar do tempo, certos detritos como sedimentos, partículas de ferrugem, resíduos de minerais ou outros materiais podem obstruir as passagens de água e alterar o seu fluxo e pressão. Para um fluxo de água suave e consistente, é necessário limpar o filtro da torneira de meses a meses.
- Poupança
Pode poupar-se o consumo de água e a energia se o filtro da torneira estiver limpo. E como? Um filtro limpo é mais eficiente visto que a pressão e fluxo da água funcionam corretamente. Se a torneira estiver obstruída com resíduos ou sujidade, o filtro sujo pode exigir mais pressão de água para funcionar adequadamente, o que posteriormente aumenta o consumo de água e energia.
- Prevenção de entupimentos
Um filtro sujo e bloqueado pode levar ao entupimento dos tubos e das ponteiras da torneira, o que pode consequentemente causar vazamentos e mesmo danos à estrutura da torneira, problemas nos canos e tubagens, o que resultará em custos adicionais e longas reparações.
Portanto, limpar regularmente o filtro da torneira não só ajuda a manter um fluxo de água saudável e eficiente para que a possas ingerir, mas também prolonga a vida útil da torneira e do sistema de encanamento, além de garantir a qualidade da água que usas em casa.
Para poder comentar deves entrar na tua conta