O frio continua a entrar pelas casas dos portugueses sem ser convidado e o combate à pobreza energética é um objetivo prioritário.
Comentários: 0
Frio em casa
Foto de cottonbro en Pexels

O frio continua a entrar pelas casas dos portugueses sem ser convidado, sendo certo que há falta de casas com eficiência energética no país. Importa por isso, por exemplo, apostar no isolamento das casas, para “devolver o conforto térmico e financeiro às famílias”. O objetivo está definido: combater a pobreza energética. Há um simulador online que permite avaliar o sistema de aquecimento que se tem em casa. Explicamos tudo sobre este assunto no artigo desta semana da Deco Alerta.

A Deco Alerta é uma rubrica semanal destinada a todos os consumidores em Portugal que é assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor* para o idealista/news.

Durante o inverno passamos muito frio em casa. Embora a casa nem seja muito antiga, é muito difícil de aquecer e a fatura da eletricidade cresce muitíssimo nos meses desta estação. Gostaria de receber os vossos conselhos sobre esta matéria.

Antes de mais, ter uma casa quente é uma questão de bem-estar e de saúde. Estar em casa e sentir frio ou não ter conforto térmico torna tudo mais difícil. Muitos de nós precisamos de muitas camisolas e mantas para ver um filme ou então de estar em casa vestido quase como se estivéssemos na rua.

Ter frio em casa pode provocar ou agravar doenças, retira a capacidade de concentração aos mais novos quando estudam e não permitem um descanso reparador. Por isso é gravíssimo que em Portugal 19% dos agregados não consigam aquecer devidamente as suas casas. Falamos da pobreza energética.

Mas o aquecimento é também um problema para a carteira dos consumidores. Como bem referes a fatura é sempre muito elevada. Na verdade, 80% das faturas de energia, seja eletricidade ou gás, respeita a consumos feitos para aquecer a casa ou preparar água quente. Ou seja, os computadores, congeladores e fogões podem gastar muito, mas não levam a maior fatia do orçamento familiar.

Por um lado, a energia é cara e vai ficar ainda mais cara, logo é mesmo preciso poupar. Paralelamente, estamos mal equipados no aquecimento das nossas casas. Muitos dos equipamentos que temos nas nossas casas são obsoletos e, por isso, gastam mais energia do que seria necessário e contribuem para aumentar ainda mais a nossa fatura. 

Como aquecer a casa e poupar eletricidade? Este simulador ajuda
Photo by Kelly Sikkema on Unsplash

Assim, sugerimos que avalies a possibilidade de mudar o sistema de aquecimento da tua casa. É um investimento que dará frutos no pagamento da fatura de energia, além de contribuíres para a sustentabilidade do planeta.

Aconselhamos-te a usar a ferramenta online do HARP: aquecimentoeficiente.adene.pt. Este simulador, muito fácil e intuitivo, permite avaliar o teu sistema de aquecimento. Em três passos recebes o relatório sobre o que tens em casa. 

Apenas tens de indicar no primeiro passo quatro dados sobre a casa:

  • Tipo de habitação;
  • Ano de construção;
  • Área; 
  • A casa é habitada todo o ano ou não. 

No segundo passo, responderás sobre condições físicas necessárias para que as tecnologias possam ser instaladas:

  • Se têm espaço no telhado ou jardim;
  • Se têm espaço de armazenamento;
  • Se têm gás e potência elétrica suficiente.

Fatura da luz
Foto de eric anada no Pexels

As perguntas que podem suscitar dúvidas têm um i de informação ou são de resposta opcional. A ideia desta ferramenta é facilitar. No final são listadas as opções de acordo com redução da fatura energética (poupança estimada em euros/ano), redução do consumo de energia (em kw/ano) e redução das emissões de CO2 (em t/ano).

Experimenta! Informa-te connosco.

Se precisas de mais informação ou apoio, conta connosco através do email deco@deco.pt ou do número de telefone 21 371 02 00. Temos também uma linha Whatsapp, liga-nos para: 351 966 449 110.

*Visita o nosso site (Deco.pt) e segue-nos na página de Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Linkedin.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade