
O "quiet luxury" representa uma tendência emergente no mundo do luxo, onde o excesso e a ostentação dão lugar a uma abordagem mais discreta e refinada. Este novo conceito rompe com a imagem tradicional do luxo, aproximando-se de uma estética minimalista, de uma qualidade sem compromissos e de um estilo autêntico.
O que se entende por luxo tranquilo
No centro desta filosofia está a procura de uma elegância discreta, que se revela nos pormenores minuciosos e na qualidade impecável dos materiais e do design. As características do "quiet luxury" no mobiliário assentam em alguns pilares fundamentais:
- A seleção de tecidos exclusivos e macios, como o linho e o algodão de primeira qualidade.
- O trabalho artesanal sofisticado com produtos de alta qualidade.
- A preocupação com o bem-estar do indivíduo.
- O desaparecimento de grandes nomes vistosos, que preferem ser notados através de pormenores distintivos e recorrentes.
- A personalização é um aspeto fundamental, pois permite refletir a identidade em cada escolha.
- Por fim, o "quiet luxury" está alinhado com os princípios de sustentabilidade e responsabilidade.

Existe um mobiliário de "quiet luxury" económico?
A procura de uma estética refinada e de qualidade no mundo do mobiliário já não é exclusiva do segmento de mercado topo de gama. O mobiliário low-cost do "quiet luxury" está a emergir como uma realidade tangível, oferecendo soluções elegantes e discretas a preços acessíveis.
Numa ótica de transversalidade e simplicidade, são muitas as marcas e cadeias que incluem no seu catálogo peças de mobiliário concebidas segundo os cânones do minimalismo. Mesmo que numa perspetiva revista para se adaptar à produção em grande escala, grandes designers têm colaborado recentemente com marcas conhecidas e acessíveis a muitos. É, portanto, um estilo que não conhece desvalorização, pois compete em qualidade e não em quantidade.

Ideias para mobilar todas as divisões num estilo de luxo tranquilo
Cada divisão da casa pode tornar-se um oásis de paz, onde podes experimentar a beleza discreta e concentrar-se na funcionalidade. Descobre, então, como adaptar o "quiet luxury" a todas as divisões da casa, desde as áreas de estar às áreas de dormir:
- Para a sala de estar, por exemplo, podes optar por um sofá de formas simples mas envolventes, acompanhado de almofadas em tecidos naturais como o linho ou o algodão. Uma mesa de centro em madeira maciça, talvez de design artesanal, pode funcionar como ponto de apoio da sala de estar, enquanto a iluminação deve ser concebida para dar calor à divisão com candeeiros de pé ou suspensos.

No quarto, o "quiet luxury" significa roupa de cama de alta qualidade, uma cama com uma cabeceira de tecido macio e uma iluminação suave que convida ao relaxamento. Idealmente, devem ser utilizados acessórios de madeira clara, como o estilo escandinavo também exige.
- Espaços como as casas de banho e os corredores também podem ser valorizados com detalhes discretos, mas com classe, como torneiras com um design essencial ou quadros abstratos que decoram as paredes com um toque de modernidade discreta.
- A cozinha, por outro lado, pode ser considerada como um espaço de convívio. Neste sentido, uma divisão com uma ilha e focos de luz pode incentivar a conversa e tornar agradáveis os momentos que antecedem o almoço ou o jantar.
Para mobilar ao estilo do "quiet luxury", é necessário, portanto, recordar o lema "menos é mais": atualmente, a simplicidade e a espontaneidade são sempre valores acrescentados.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta