
O Dia Internacional da Mulher é a 8 de março e é uma data que merece toda a atenção. Ao longo do século XX, o Dia Internacional da Mulher tornou-se uma data de extrema importância para sublinhar e destacar as conquistas das mulheres e continuar a luta por igualdade de género, justiça social e direitos humanos.
Hoje em dia esta data é celebrada nos quatro cantos do mundo com diversos eventos, manifestações, atividades e conferências que abordam uma variedade de questões relacionadas às mulheres e ao seu papel na sociedade e no mundo.
E como neste dia o foco vai para as mulheres, oferecemos-te ideias para celebrares em casa, com amigas, com a família, ou sozinha (não há mulher que não goste de ter momentos só para ela).
Como surgiu o Dia Internacional da Mulher?

Este dia surgiu no final do século XIX e início do século XX e tem as suas origens nas lutas históricas das mulheres a favor da igualdade de direitos e do direito a voto. A história conta que foi devido ao movimento feminino operário de 1908, em Nova Iorque, que o Dia da Mulher se inspirou. Nesse movimento, 15000 mulheres americanas marcharam pelas ruas nova-iorquinas a protestar contra os longos períodos de trabalho, a desigualdade salarial em relação aos homens e as condições precárias que vivam no seu local de trabalho, uma fábrica de têxteis.
E foi exatamente no ano seguinte, em 1909, que foi realizada a primeira celebração do Dia Nacional da Mulher nos Estados Unidos, a 28 de fevereiro, numa célebre homenagem à greve das operárias têxteis que tinha acontecido no ano anterior.
Um ano mais tarde já se falava em criar um dia internacional dedicado às mulheres como forma de promover os seus direitos e apoiar as suas lutas. Foi a proposta de Clara Zetkin, uma líder socialista alemã que deu origem ao primeiro Dia Internacional da Mulher, que foi celebrado a 19 de março de 1911, com manifestações e eventos em vários países.
Em 1913 a data da celebração foi alterada para o dia 8 de março quando mulheres russas realizaram uma greve em protesto contra a entrada da Rússia na Primeira Guerra Mundial. Data que se mantém até aos dias de hoje.

Ideias para celebrares o dia da mulher em casa
A imaginação não tem limites mas o foco é fazeres algo que te vai trazer felicidade e plenitude por seres mulher. Escolhe atividades que te relaxem – visto que uma das necessidade da mulher é o relaxamento – e que te façam sentir bem. Momentos que despertem o teu lado feminino e que te façam sentir feliz por seres mulher.
Faz uma maratona de filmes

Prepara as pipocas, o sofá coberto de almofadas, a luz a meio gás… cria o ambiente perfeito para te deixares levar por uma maratona de filmes que sabes que vais gostar e que te vão deixar num bom mood. Podes optar por escolher uma lista de filmes ou séries dirigidos por mulheres ou que retratem personagens femininas fortes e inspiradoras para celebrar em grande este Dia da Mulher.
Organiza uma sessão de leitura

Organiza uma sessão de leitura compartilhada com as tuas amigas mais próximas – tal como fazem as quatro amigas no filme Book Club (2018) – onde cada uma traz um de um livro escrito por uma autora feminina ou que trate de temas da atualidade relacionados com as mulheres. Uma sessão de partilha, de opiniões e boa disposição com um toque intelectual pode ser a atividade perfeita para celebrares este dia.
Expressa-te através das artes

Já dizia Fernando Pessoa: “a ciência descreve as coisas como são; a arte, como são sentidas, como se sente que são”. E este é o dia ideal para explorares aquilo que sentes através da arte, expressares a tua criatividade e as tuas emoções mais profundas.
Pinta, costura, faz tricô, cria peças de de gesso ou de barro, escreve, toca um instrumento… existem imensas formas de arte e a que mais tiveres afinidade vai ajudar-te a expressar o teu lado feminino e aquilo que existe no teu universo interior. Só tens de te deixar inspirar pelo teu coração e deixar correr a criatividade.
Cria um spa em casa
Convida amigas para uma ida ao spa em tua casa. Cria um espaço onde se possam mimar e tomar conta do vosso corpo. Escolhe produtos naturais para fazer máscaras faciais, massagens, esfoliações, aromaterapia com óleos essenciais, manicure, pedicure. Prepara chás de ervas, uma música relaxante e velas aromáticas para criares um ambiente aconchegante e que convide à descontração. Desfruta de uma tarde relaxante onde o corpo e a mente se vão alegrar, e onde o teu lado feminino vai florescer.
Dançar? Muito!
Dançar reduz o stress e a ansiedade, traz boa disposição, aumenta a autoestima e a confiança e desperta o teu lado feminino. Dançar traz alegria, dinamismo e felicidade à tua vida! Então porque não dançares para celebrar o facto de ser mulher?
Põe uma música que gostes e que te faça querer mexer. E dança até não poderes mais – vais ver a felicidade que vais sentir depois de cinco canções da tua artista preferida. Celebra o teu corpo e a capacidade que ele tem para se mexer, para se expressar, dançar e sentir prazer.

Diverte-te na cozinha

Esta opção é só para as amantes da cozinha (não queremos que faças nada por obrigação neste dia). Se gostas de andar de volta dos tachos e das especiarias, esta dica é para ti.
Escolhe uma receita de uma sobremesa saudável, o mais natural possível e sem açúcares brancos (podes começar por optar por açúcar de côco ou mel) e aditivos, e delicia-te a cozinhá-la com amor, para ti e para quem sentires oferecer este miminho. O ato de cozinharmos para nós próprios traz uma sensação de conforto, de nos nutrirmos, de gostarmos e tomarmos conta de nós com amor. E quem é que não precisa de desenvolver mais o amor próprio?
Podes ainda expandir o teu momento na cozinha e preparares um fabuloso brunch especial com amigas, com batidos de frutas, panquecas, ovos mexidos, legumes frescos, frutas da época e deliciosos bagels.
Medita, relaxa

A meditação tem efeitos maravilhosos no estado interior e na agitação da mente. Se nunca meditaste não há problema nenhum, porque hoje é o dia! E é um maravilhoso presente para celebrares o facto de ser mulher e dares atenção ao teu ser e ao nível espiritual da tua vida. Podes começar com uma simples meditação de te focares na respiração para te centrares no momento presente e sentires como o teu corpo liberta tensões e bloqueios à medida que te vais centrando no teu interior. Se sentires que é mais fácil para ti podes fazer meditações guiadas e com música – existem imensas opções que podes encontrar na internet.
Depois de uma boa sessão de meditação faz uma sessão de relaxamento, onde te deitas e relaxas todos os músculos, todos os tendões, todos os órgãos, todas as partes do corpo, uma a uma, sem pressa. Uma sessão de relaxamento completo faz um reset ao teu corpo e organismo, liberta endorfinas e ajuda-te a sentires um estado de calma e tranquilidade profunda.
Independentemente daquilo que escolheres fazer no Dia Internacional da Mulher, lembra-te que o importante é sentires-te bem na tua pele feminina, sentires-te feliz por seres mulher e por todas as conquistas que já alcançaste nesta vida.
Para poder comentar deves entrar na tua conta