
A lavagem da roupa faz parte das rotinas de muitas famílias. A regularidade com que se faz uma máquina de lavar pode variar. Apesar dessa frequência, nem todos sabem fazer bem a separação da roupa suja. Preparar adequadamente um ciclo de lavagem assegura uma maior eficiência, impedindo até que haja problemas, como a passagem da cor para outra roupa.
Desta forma, no momento de separar a roupa, é importante saber distinguir o que se tem e o que não deve misturar durante a lavagem. Reunimos um conjunto de sugestões que assegura uma boa organização que facilita a tarefa de colocar a máquina a lavar, tornando a respetiva lavagem mais eficiente.
Que tipo de cesto de roupa suja devo comprar?

Antes de separar a roupa suja, será importante ter um cesto adequado. O investimento num cesto de roupa suja justifica-se, porque permite antecipar a tarefa de distribuir bem a roupa destinada a lavar, que frequentemente se revela um momento frustrante.
Após um dia de trabalho, não podemos colocar a roupa num cesto, misturando tudo. É possível ser metódico. Se tiveres um cesto de roupa suja estratégico, podes fazer o armazenamento das roupas sujas com rigor.
A estratégia passa por colocar as pilhas de roupa suja num cesto elegante e discreto que permita colocar a roupa já separada, pronta a pôr na máquina de lavar. No mercado, há cestos com espaço duplo, permitindo já uma separação da roupa escura e clara. O cesto para a roupa que apresenta um compartimento duplo permite assegurar uma separação dos diferentes tipos de roupa, otimizando o seu tempo.
Um cesto de roupa adequado irá garantir uma separação da roupa suja eficiente, de forma mais rápida e fácil, sem grandes preocupações. Em alternativa, podes sempre ter disponível mais do que um cesto, permitindo que a separação das roupas seja realizada ao longo da semana.
Independentemente da tua opção, poderás fazer uma separação antecipada e eficaz, evitando perdas de tempo desnecessárias. Quando se deixa tudo para o último momento tende-se a fazer uma separação atrapalhada e frequentemente com falhas que podem causar estragos, na máquina ou na roupa.
Cuidados a separar a roupa
É importante aprender a separar roupas adequadamente, antes de a colocar a lavar na máquina. Para isso, existem alguns cuidados a ter.
Cuidados com a roupa nova
Após comprares peças de vestuário, deves ter alguns cuidados, especialmente quando a roupa nova tem muita tinta, como acontece com as calças de ganga escuras, por exemplo.
Estas peças devem ser lavadas separadamente, sempre, para não mancharem as outras roupas. Tal pode ser feito à mão ou na máquina. Podes adicionar algumas calças de ganga e lavá-las em conjunto, devendo estar todas as peças do avesso.

Cuidados com roupa branca
As roupas brancas devem ser lavadas em conjunto, à parte. Caso não o faças, arriscas tingir a roupa branca com a cor de outra peça de roupa. É importante ter em conta que nem todos os brancos são iguais.
O tipo de material deve ser levado em consideração no momento de definir uma temperatura diferente para preservar a respetiva cor e textura. Há peças que podem ser lavadas em água quente, nomeadamente blusas ou camisas de algodão, roupa interior, lençóis, entre outras.
Idealmente, antes da lavagem, essas peças devem ser colocadas de molho por cerca de 5 ou 10 minutos. Nessa etapa, podes usar um pouco de lixívia.
Cuidados com roupa colorida
As roupas coloridas devem ser lavadas em separado, para evitar que descolorem e tinjam. Estas roupas também não devem ser colocadas de molho, pois pode originar uma perda parcial da cor.
Diferentes tipos de tecido requerem diferentes cuidados e temperaturas distintas. Na etiqueta da peça, encontrarás a indicação da temperatura adequada. Os itens de cor clara (tais como: rosa, bege, amarelo, salmão, azul-claro, lilás, entre outras) podem ser lavados em conjunto.
Os itens escuros também podem ser lavados em conjunto, nomeadamente peças de cor cinzenta, azul escura, castanha, laranja, vermelha e bordeaux.
Se as roupas se encontrarem muito sujas, primeiro, lava-as com água e sabão. Posteriormente, passa por água em abundância. Deste modo, poderás assegurar uma limpeza eficiente das peças de roupa, evitando o risco de ficarem manchadas. Para prevenires desbotamentos, vira-as do avesso, antes de as lavares.

Cuidados com roupa delicada
Alguns tecidos requerem uma lavagem especial. Por isso, verifica a etiqueta para saber se aquele tipo de tecido pode ou não ser lavado na máquina.
Um material delicado, como peças de vestuário feitas de lã, seda, viscose, cetim, rendas ou outro do género, deve ser lavado à parte. Estas roupas delicadas nunca devem ser lavadas em conjunto com peças mais pesadas como calças de ganga.
Se forem muito delicadas, o ideal é que as laves à mão. Esse é um erro que pode ter consequências indesejadas. A centrifugação da máquina de lavar roupa pode danificar as roupas delicadas.
Cuidados com tipos de tecidos distintos

Existem outros tecidos que requerem determinados cuidados. Por exemplo, lençóis, toalhas de banho, tapetes e panos de limpeza não se tratam de peças de vestir, mas também merecem uma atenção particular.
Como se encontram em contacto direto com o nosso corpo, devem ser lavados separadamente, por motivos de higiene e para evitar a troca de bactérias.
A lavagem das toalhas pode ser realizada em conjunto, isto, dependendo das cores. Já a lavagem dos tapetes finos, nomeadamente dos tapetes do chão da casa de banho que se colocam à saída da banheira, deve ser feita à parte.
Os panos de cozinha ou os esfregões da loiça são itens que merecem uma atenção especial. Estes elementos apresentam ambientes húmidos perfeitos para a proliferação de bactérias. Muitos desconhecem que eles podem apresentar mais bactérias do que a tampa da sanita. Logo, estes itens devem ser lavados à parte e não com as roupas. Nessa lavagem, invista num detergente antibacteriano para assegurar uma limpeza eficaz.
Os panos utilizados na limpeza devem, primeiramente, ser colocados de molho em água e lixívia. Deixe-os de molho por vários minutos. Posteriormente, estes itens devem ser lavados. Esta solução não fará com que manchem. Além disso, assegura que fiquem desinfetados.
Ora, como vimos, ter em conta estas informações assegura uma boa organização. Fazer uma divisão do cesto da roupa suja adequada não só irá facilitar a tarefa no momento de colocar a máquina a lavar, como pode ajudar a assegurar uma limpeza eficiente. A estratégia é fundamental para tornar uma casa num autêntico lar.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta