Comentários: 0
Morar no Reino Unido
Getty images

Os compradores de casas no Reino Unido intensificaram a sua procura, após o primeiro corte nas taxas de juro em mais de quatro anos pelo Banco de Inglaterra e a vitória eleitoral do Partido Trabalhista. Segundo o portal imobiliário Rightmove, esses dois fatores criaram “expectativa entre os compradores”.

O portal imobiliário líder no Reino Unido observou que o número de compradores que contactam agentes imobiliários para ver casas à venda aumentou 19% em relação ao ano anterior desde a decisão do Banco de Inglaterra a 1 de agosto, uma aceleração face ao aumento anual de 11% registado no mês de julho. O número de vendedores que chegam ao mercado também aumentou 5% em relação ao ano anterior.

Os números somam-se ao crescente otimismo de que o arrefecimento das taxas de juro provocará uma recuperação do mercado imobiliário neste outono.

Embora a recuperação do mercado imobiliário tenha sido irregular em 2024, a recente queda nos custos dos empréstimos à habitação e a mudança de política do Banco de Inglaterra aumentaram a confiança. Rightmove também atribuiu parte da recuperação à vitória esmagadora do Partido Trabalhista nas eleições no mês passado, que eliminou a incerteza para os compradores de casas.

“O primeiro corte nas taxas bancárias desde 2020 trouxe um impulso bem-vindo no final do verão para a atividade dos compradores”, disse Tim Bannister, diretor de ciência imobiliária do portal inglês, citado em comunicado. “Embora as taxas de juro ainda não tenham sido substancialmente mais baixas desde o corte das taxas, o facto de o tão esperado primeiro corte das taxas ter finalmente chegado e as taxas hipotecárias estarem a descer é positivo para o sentimento dos consumidores.”

Preços de venda em retoma

O Rightmove elevou a sua previsão de preço de venda para 2024, após o aumento da atividade no mercado imobiliário desde que o banco central cortou as taxas de um máximo de 16 anos. Espera agora um aumento de 1% nos preços de casas à venda em 2024 como um todo, em comparação com a previsão anterior de uma queda de 1%.

Os valores caíram 1,5% em termos mensais em agosto, um mês tranquilo no mercado imobiliário que tradicionalmente regista uma queda nas avaliações, e vive um problema com o número de casas vazias. E aumentaram 0,8% em relação ao ano anterior.

As taxas de jurp continuam a diminuir e recuperaram algum dinamismo nas últimas semanas. A média das taxas fixas no crédito habitação a cinco anos é agora de 4,80%, o que, embora ainda elevado em comparação com três anos atrás, antes do primeiro de 14 aumentos consecutivos nas taxas bancárias, é uma melhoria em relação aos 5,82% destas datas em 2023. O Rightmove sustenta que a melhor taxa fixa a 5 anos disponível é agora de 3,83% para aqueles com um depósito de 40%, a mais baixa taxa fixa a 5 anos desde o período anterior ao mini-orçamento em setembro de 2022.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta