O problema no setor imobiliário é agravado pela falta de casas para arrendamento de longa duração.
Comentários: 0
Londres
Getty images

As autoridades locais do Reino Unido pediram mais poderes para poder combater as casas vazias nas suas regiões, bem como os arrendamentos de curta duração. Desde a tentativa de cobrar taxas extras até à procura de formas legais de assumir o controlo de casas desabitadas, os municípios do país estão a tentar combater alguns fatores que agravam o problema habitacional.

O secretário de Habitação, Michael Gove, destacou a desvantagem das casas desabitadas na nova Lei de Nivelamento e Regeneração, que permite que o dobro do imposto municipal seja cobrado aos proprietários que mantiverem as suas casas vazias por pelo menos um ano.

Essa nova regulamentação só entrará em vigor em abril, segundo os ministérios. Além disso, os proprietários de imóveis que estão desabitados há cinco e dez anos também terão que arcar com custos extras, tal como as casas de segunda habitação.

Municípios à procura de soluções

Southwark é um exemplo claro da luta dos municípios britânicos contra os problemas da falta de habitação. No seu caso, desenvolveu um programa para incentivar os proprietários a arrendar os seus imóveis, além de destinar fundos públicos adicionais para o processamento de expropriações forçadas.

Os problemas no setor do arrendamento já obrigaram milhares de pessoas a alocar alojamento temporário, mas a falta de financiamento público colocou as autarquias em risco de falência imediata, segundo a Associação das Autarquias Locais.

Quase 260 mil casas vazias em Inglaterra

Em outubro, dados mostraram que há mais de 260.000 casas vazias em Inglaterra, e quase 70.000 casas de férias. As casas de férias são um dos principais problemas do setor, mas Luke Murphy, vice-diretor de habitação do Instituto de Pesquisa de Políticas Públicas, acredita que é preciso prestar atenção às casas vazias.

No entanto, as zonas costeiras são as que mais sofrem com a influência dos arrendamentos para férias, principalmente através do Airbnb, o que as está a obrigar a procurar incentivos para os proprietários decidirem colocar as suas casas para arrendamentos de longa duração.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta