
A Grécia é famosa por muitas coisas: a história antiga, as ilhas de tirar o fôlego e, claro, os gatos. Se já visitaste este país e as suas ilhas, provavelmente notaste a abundância de felinos a vaguear pelas ruas, muitas vezes cuidados e mimados pelos habitantes. Existem muitas razões pelas quais esses animais estão à vontade: descobre, então, por que é que há tantos gatos na Grécia.
Gatos e literatura grega
Embora não sejam adorados como deuses, os gatos aparecem em várias obras gregas. Por exemplo, as primeiras representações de gatos datam do século V aC em um relevo funerário. A primeira aparição na literatura, no entanto, remonta a 479 aC, quando foi relatado um nome particular para este animal, ou seja, "ailouros".
Os gatos também entram na mitologia e na religião. Embora em segundo plano, eles aparecem ao lado de alguns deuses graças a algumas de suas qualidades. Por exemplo, estes animais eram sagrados tanto para Atena Glaucopide quanto para a deusa Ártemis. Os felinos, de facto, representavam a noite, mas também eram conhecidos por serem caçadores oportunistas e habilidosos.

Símbolo de independência e auspiciosidade
Ao longo dos séculos, os gatos integraram-se perfeitamente na cultura grega. São considerados símbolos de independência e liberdade, enquanto a presença é tolerada e até incentivada em muitos locais públicos, como restaurantes e lojas, onde muitas vezes são alimentados e cuidados pelos seus donos. No passado, acreditava-se também que um gato trazia boa sorte nas viagens marítimas porque, segundo os marinheiros, eles mantinham as tempestades afastadas.

Até ao momento, de acordo com os dados mais recentes, cerca de 3 milhões de gatos vivem livres na Grécia e – para comparação – na Itália existem apenas 75 mil. Além do carinho sentido pelos cidadãos, no entanto, uma das razões pelas quais os felinos são tão numerosos também estaria no mau controlo que, por muito tempo, foi reservado para colónias de gatos vadios.
Como os cuidados são confiados a associações sem fins lucrativos, que cuidam de alimentá-los, a opinião pública muitas vezes leva a sério o problema dos gatos vadios e faz de tudo para garantir-lhes comida e carinho.

Onde fica a ilha dos gatos na Grécia?
Além das colónias felinas em cidades, como Atenas, a Grécia é pontilhada por inúmeras ilhas e ilhotas onde os gatos são os verdadeiros mestres. Entre as ilhas amadas pelos gatos estão certamente Mykonos e Samos. Na primeira, uma ilha com um belo mar nas Cíclades, existem várias associações que cuidam do seu bem-estar. A presença felina aqui é tão frequente que se tornou bem integrada com a comunidade local, mas também com os turistas que chegam em grande número todos os verões.

Samos, por outro lado, é uma verdadeira "ilha dos gatos", pois é certamente mais tranquila e, apesar do turismo, permite que os felinos vagueiem livremente e durmam nas praias, telhados ou na rua. A maioria deles está localizada perto do porto, mas também nas pequenas ruas da cidade velha.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta