
Todas as quartas-feiras apresentamos um hotel com encanto. E desta vez apresentamos um alojamento bem diferente do habitual (e muito curioso): um hotel para gatos. O idealista/news visitou este espaço de luxo criado especificamente para estes animais de estimação.
Almudena Díaz-Miguel deixa bem claro que os gatos não vão dominar o mundo, mas já o dominam. É o que diz a capa do livro que acaba de publicar juntamente com Esther Pedraza (Gatos. Os felinos que dominam o mundo ), e esse é certamente um dos motivos (e obviamente o seu grande amor pelos animais) que a levou a abrir um hotel para gatos. Mas não qualquer hotel: um hotel de luxo, que replica os diferentes quartos e serviços que os hotéis desta categoria podem oferecer ao ser humano. O mesmo, mas para os peludos de quatro patas.
Há 14 anos fundou a Gatosphera em San Agustín de Guadalix, Madrid, para “pessoas que têm gatos em casa, quando vão de férias, quando têm atividades... Trazem-nos até aqui e nós cuidamos deles. Procuramos garantir que eles também estejam de férias tal como os seus donos e que tenham uma estadia agradável”, afirma.
E colocam todo o seu esforço nisso, com base nos múltiplos serviços que oferecem: escovagem diária, limpeza ocular, camas térmicas macias, jardim com jogos...
Como surgiu a ideia?
Tenho um amigo que tem um alojamento para cães e contou-me que muita gente lhe ligava porque queriam deixar também os gatos. E bom, deu-me a ideia, comecei a pesquisar na internet, a procurar lugares em França, na Alemanha, nos Estados Unidos, para inspirar-me, e desenhei uma espécie de "nave central" com 20 quartos.
Vive perto do hotel?
Eu moro aqui e também é fundamental que alguém more aqui. Muita gente a primeira coisa que perguntam é isso mesmo: "E à noite, quem fica aqui?.
Começou com 20 quartos. Como evoluiu o hotel?
A ideia era torná-lo um hotel para todos. Tem quartos standard, tem suíte júnior, suíte luxo, bangalô familiar porque há pessoas que têm quatro ou cinco gatos. Começámos pelas standard, aquelas da zona central e depois começámos a fazer as suites, que são cabanas coloridas que têm todas acesso a jardim, têm aquecimento, fonte de água e têm camas termais. Possuem pinturas, cada uma decorada de uma forma diferente. Tentamos fazer o gato pensar que está numa casa de férias.

Quantos gatos podem acomodar?
É impossível calcular: há quem tenha cinco gatos, ou três, apenas um... Uma suíte pode acomodar de 1 a 5 gatos, varia bastante.
O que é que os clientes costumam pedir?
Pedem para enviar fotos e vídeos. Às vezes fazemos videochamadas.
Quanto tempo é a estadia média?
A estadia média costuma ser de uma semana ou mais, embora haja quem os traga até mesmo para um fim de semana. Aqui eles vivem uma vida muito mais felina. No inverno, quando está mais frio, fechamos os jardins. Mas no verão, se viermos aqui à meia-noite estão todos a beber água no jardim.

Existem gatos que ficam por longos períodos?
Há pessoas que vão trabalhar para o estrangeiro durante seis meses ou um ano. Muitas vezes é difícil encontrar uma casa arrendada no estrangeiro que permita animais de estimação. Então, deixam o gato aqui. E claro, têm um preço especial.
Qual é a alta temporada?
Natal, Páscoa e verão de junho a setembro.
Quanto foi o investimento no hotel?
Se eu contar que não me lembro... Eu juraria que rondou os 100.000 euros na parte central. Tem sido aos poucos. Todo os anos tenho feito uma extensão, uma novidade. Quero que as pessoas cheguem e sintam diferenças para melhor.
Quanto custa o hotel?
Na época baixa custa 22 euros por dia.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta