A inflação homóloga no Reino Unido caiu para 1,7% em setembro, o nível mais baixo em três anos.
Comentários: 0
Inglaterra
Foto de Anthony DELANOIX no Unsplash
Lusa
Lusa

O Banco de Inglaterra baixou a sua principal taxa de juro em 25 pontos base, para 4,75%, o segundo corte deste ano, face à tendência de descida da inflação. Em agosto, a instituição tinha decidido baixar a taxa de juro pela primeira vez desde 2020, mas em setembro deixou-a inalterada. 

"Se a economia evoluir como esperamos, é provável que as taxas de juro continuem a cair gradualmente a partir de agora", declarou o governador da instituição monetária, Andrew Bailey, reiterando a importância de "não reduzir as taxas com demasiada rapidez ou demasiado" para manter a inflação perto do objetivo definido de 2%. 

A inflação homóloga no Reino Unido caiu para 1,7% em setembro, o nível mais baixo em três anos. A decisão de cortar a taxa de juro foi aprovada por uma esmagadora maioria de oito votos contra um no comité de política monetária do banco central e já era esperada pelos analistas. 

No entanto, a elevada despesa prevista no orçamento do Governo trabalhista liderado por Keir Starmer pode aumentar a pressão inflacionista e obrigar o Banco de Inglaterra a manter as taxas elevadas durante mais tempo. 

O banco central britânico espera que a inflação não regresse de forma sustentável à sua meta de 2% antes de 2027, quando antes apontava para 2026. 

As previsões de crescimento também foram revistas para 1% em 2024 e 1,5% em 2025 (em comparação com 1,25% e 1%, respetivamente, nas previsões divulgadas em agosto). 

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta