Já pensaste em ter um mural em casa? Estão cada vez mais na moda, vemo-los nas ruas das nossas cidades, hotéis, restaurantes...
Comentários: 0
pintar murais
idealista/news

E se, em vez de quadros na parede da sala, tivesses um mural? Os murais estão cada vez mais na moda: vemo-los nas ruas, nos quartos de hotel, nos restaurantes... São como um retrato, praticamente para toda a vida, e não requerem manutenção excessiva. O que a artista Sandra Llanas gosta é de desenhar, pintar... qualquer coisa que seja manual, não baseada em computador, deixa bem claro em entrevista. Começou a fazer capas de livros para grandes editoras e quando o livro começou a estar em declínio, reinventou-se. "Comecei a pensar em fazer murais. Vi que havia muitos grafiteiros que faziam grafite e disse bem, uma pessoa que sabe pintar pode fazer outros tipos de murais", explica no seu estúdio em Pozuelo de Alarcón, em Madrid. E foi assim que começou a sua carreira de muralista.

Lembra-se do primeiro mural que fez?

Acho que foi para um hotel, o Mayorazgo, na Gran Vía de Madrid. Tive que pintar vários quartos com motivos de Madrid.

É difícil pintar um mural considerando as dimensões?

Pintar um mural é um grande desafio porque olhamos para um espaço em branco gigante. Então, bem, impõe um pouco de respeito.

Muralista
Taller de Sandra Llanas idealista/news

Pinta murais interiores e exteriores. Para este último, existe um momento mais adequado?

Os murais exteriores são mais para trabalhar no verão. No inverno, com geada, ou quando a parede está um pouco húmida, a tinta acaba por levantar. Quando se pinta numa superfície que não é gesso ou tijolo, é preciso pintar com esmalte. Se tiver que dar um primário é preciso respeitar muito o tempo de secagem. Então, se houver geada, é um desastre.

Muralista
idealista/news

Qual é a pior coisa para um mural ao ar livre?

O pior é o sol porque acaba empobrecendo todas as cores, principalmente laranjas, vermelhos...

E como é a manutenção de um mural interior?

No interior, o mais típico é ter um mural para a toda a parede. Por isso, se alguém colocar um pé na parede ou qualquer coisa fique suja, é só limpar com um pano húmido. O mural em si, que geralmente é tinta acrílica, é lavável.

Muralista
idealista/news

Em Espanha, quase todas as paredes têm gotelé. É possível fazer um mural sobre este tipo de textura?

Murais podem ser feitos no gotelé. É uma dor se for preciso colocar uma frase ou letras porque, é claro, não se encaixa completamente. Gosto muito mais de pintar num cenário plano que num "casaco" pontilhado.

Que tipo de murais encomendam para o interior das casas?

Sou contratada para quartos de crianças, cabeceiras e também alguns na sala de estar.

Muralista
idealista/news

Qual foi a coisa mais extravagante que já lhe pediram?

Bem, numa casa vitoriana pediram-me para pintar os tetos. Por exemplo, na entrada pintei alguns anjos no estilo Rubens... Tem sido muito bonito e um desafio porque não nos podemos realmente deitar num andaime para pintar, então procurei uma fórmula e pintei na minha oficina e depois instalei no teto. Tive outra encomenda há uns anos nos arredores de Madrid: uma casa com paredes cheias de murais, mas muito deteriorada e o proprietário queria restaurá-los. Tudo eram murais: o quarto era uma selva, os telhados da casa eram céus. Passamos muito tempo a trabalhar lá. 
 

Muralista
idealista/news

Quanto custa um mural?

Depende muito. Por exemplo, o mais barato geralmente é quando pedem algo para um quarto infantil, pode ser entre 300 e 700 euros, dependendo se se deseja um quarto inteiro. É muito difícil dar os preços, porque é claro que, no fundo, está-se a fazer uma pintura que é para o resto da vida. Infelizmente não é valorizado como uma pintura, para uma pintura pode-se pedir muito mais do que para uma pintura mural.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta