As cabanas são uma espécie de símbolo de refúgio e conexão com a natureza, principalmente em locais isolados e de difícil acesso, que têm permitido às pessoas fugir da agitação urbana e viver em contacto direto com a paisagem. Cabanas localizadas em locais inacessíveis não só oferecem a oportunidade de desfrutar de tudo isso, mas também de viver de forma autossuficiente.
Para tal, muitos arquitetos começaram a explorar soluções inovadoras para garantir a autonomia destes espaços, sem depender de infraestruturas públicas ou serviços tradicionais. Nesse sentido, podemos tomar como exemplo uma série de cabanas isoladas em Helsínquia que foram chamadas de Majamaja Off-Grid Village.
Abrigos de isolamento e autonomia
O escritório de arquitetura Littow Architectes, com sede em Paris, projetou um conjunto de chalés em Helsínquia (Finlândia), sob o nome de Majamaja Off-Grid Village. Este projeto está localizado numa paisagem rochosa, à beira da água, numa zona que carece de acesso a infraestruturas de transporte ou serviços públicos convencionais. O projeto destas cabines foi concebido com a ideia de criar um refúgio isolado, onde a autonomia e a autossuficiência fossem fundamentais para a vida quotidiana.
As cabanas, que substituem as estruturas anteriores existentes na área, são construídas para operar completamente fora da rede, permitindo que ofereçam uma experiência de vida mais conectada ao ambiente natural e menos dependente da infraestrutura convencional.
A ideia foi desenvolvida pela Littow Architectes e pela marca finlandesa Majamaja, especializada em soluções para a vida isolada. Criaram um tipo de cabine pré-fabricada que pode ser montada no local sem a necessidade de maquinaria pesada, o que é essencial devido à inacessibilidade do terreno.
As casas são construídas com estruturas pré-fabricadas de madeira, que são facilmente montadas, e isolamento de lã de celulose. Além de oferecer uma solução térmica, essas "estruturas são respiráveis e resistentes à humidade, sem filmes plásticos no meio, o que permite que as casas Majamaja permaneçam sem aquecimento durante o inverno, se desejado", explica o estúdio de arquitetura.
Além disso, cada cabine é equipada com um "módulo de tecnologia tudo em um", que gere todos os sistemas de utilidades de forma autónoma. Assim, o sistema coleta e purifica a água da chuva e do mar para uso, além de permitir que a água cinza seja reutilizada. Cada casa tem a sua própria casa de banho, eliminando a necessidade de conexão com o sistema de esgoto, além de armazenar energia solar e eólica.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta