
Já imaginaste viver num mundo em que todos os objetos fossem desenhados por crianças? Seria certamente divertido (ou nem tanto), mas possivelmente não muito funcional. No entanto, no mundo das artes, e a arquitetura é uma delas, a inspiração em desenhos infantis pode produzir boas surpresas e resultados agradáveis, como a cabana desenhada pelo estúdio de arquitetura canadiano Mainstudio, a que foi dado o nome de Eagle's Nest.
Situado em Saint-Côme, na pequena cidade com cerca de 1000 habitantes na região canadiana do Quebeque, o projeto é uma releitura lúdica de uma clássica cabana de camping às margens do Priscault, um pequeno lago de montanha, cujas águas cristalinas fazem as delícias dos banhistas. Com o objetivo principal de acolher até 30 campistas do Père Lindsay Camp of Music, pretendeu-se substituir uma cabana desatualizada que ocupava o mesmo local, criando um espaço mais confortável e contemporâneo, mas mantendo o espírito da arquitetura da cabana.

Inspirando-se nos desenhos das crianças e na alegria juvenil de frequentar um campo de férias, os designers deram vida à clássica interpretação infantil de uma casa: um triângulo para criar o telhado que assenta num quadrado que forma o corpo. Além disso, acrescentaram alguns pormenores que recordam a forma como as crianças costumam desenhar portas e janelas. Os materiais e as cores foram mantidas discretos e monocromáticos para realçar as formas mínimas da estrutura e os grandes tetos.
O telhado de grandes dimensões torna-se o elemento central à medida que se eleva das árvores, reforçando a imagem de um mundo mágico feito por e para crianças. A materialidade exterior sóbria e monocromática permite que a forma e a singularidade das dimensões do edifício se destaquem. Usando estas duas formas como guia, o Mainstudio desenhou um par de edifícios enganosamente simples, discretos nos materiais, mas arrojados e divertidos na forma.

Um dos objetivos estéticos deste novo acampamento era que se destacasse dos restantes que o rodeia. Para isso, foi fundamental posicioná-lo num promontório com impressionantes árvores coníferas maduras, com vista tanto para belo lago quanto outras instalações. Portanto, o design deste refúgio de montanha foi significativamente moldado pelo ambiente natural do local. Além disso, como também se desejava evitar um impacto excessivo no processo de construção, a equipa optou por erguê-lo entre as árvores, garantindo assim uma relação harmoniosa entre a natureza e os visitantes.
A cabana é dividida em dois volumes separados conectadas por um passadiço coberto. A parte maior contém dois beliches, uma pequena cozinha, uma sala de estar e uma sala de jantar cercada por janelas. Do lado de fora, a unidade mais pequena contém as casas de banho e chuveiros. Uma plataforma coberta percorre o perímetro da sala de beliches, proporcionando um espaço ao ar livre e uma vista panorâmica do lago.



Para poder comentar deves entrar na tua conta