O fermento de cerveja é um ingrediente fundamental para fazer uma grande variedade de produtos de panificação e muito mais. Em todas as casa existe, pelo menos, um frasco para se utilizar quando se faz doces, pão e outros alimentos. No entanto, o fermento de cerveja, especialmente quando está fora de prazo e inutilizável, também pode ser usado na jardinagem como fertilizante. Descobre quais são as plantas que se podem fertilizar com levedura de cerveja.
O que fertilizar com levedura de cerveja?
A levedura de cerveja é uma aliada valiosa para vários tipos de plantas, graças aos seus nutrientes essenciais que estimulam o crescimento e melhoram a saúde das plantas. No entanto, nem todas as plantas se beneficiam da levedura de cerveja na mesma medida. As que mais se beneficiam são:
- Orquídeas: existem muitas maneiras de fertilizar e cuidar de orquídeas. Além disso, podes usar uma colher de chá de fermento de cerveja para dissolver em 350 ml de água morna.
- Gerânios: a levedura de cerveja ajuda a fortalecer as raízes e promove uma floração abundante, deixando os gerânios ainda mais vivos e coloridos.
- Hortênsias: com a ajuda da levedura de cerveja, as hortênsias podem desenvolver flores maiores e mais coloridas. Neste caso, podes pulverizar as plantas com uma mistura de fermento de cerveja (fresco ou seco), açúcar e água.
- Morangos: com moderação, o fermento de cerveja também pode ser usado para fazê-los crescer viçosos.
- Suculentas: as suculentas também podem se beneficiar da levedura de cerveja, que ajuda a melhorar a resistência a condições ambientais adversas. Tudo o que precisas é de uma colher de fermento dissolvido em três litros de água, e água conforme necessário.
Quando dar levedura de cerveja às plantas?
O fermento de cerveja é um excelente fertilizante, mas, além de ter que ser bem dosado, é fundamental saber qual é o momento ideal para administrá-lo. A melhor época para usar levedura de cerveja é durante a fase de crescimento ativo das plantas, geralmente na primavera e no início do verão.
Deves evitar alimentar com levedura de cerveja durante os meses mais frios, pois a sua capacidade de absorver nutrientes é reduzida. Além disso, certifica-te de aplicá-lo após ou durante a rega, quando o solo estiver húmido. Além disso, deves ficar atento às quantidades, evitando confundir fermento seco com fermento fresco, que exigem dosagens diferentes.
Como usar levedura de cerveja em jardins?
A levedura de cerveja é, portanto, um excelente fertilizante para plantas, especialmente plantas com flores. Se tiveres um jardim, podes considerar usar a mistura de fermento e água diretamente nos canteiros de flores para nutrir o solo.
A solução deve ser aplicada uma vez por mês durante a estação de crescimento para obter resultados ideais. Além disso, o fermento de cerveja pode ser usado como aditivo de composto. Ao adicioná-lo ao seu composto, ajudarás a melhorar a decomposição de materiais orgânicos, enriquecendo ainda mais o teu jardim com nutrientes essenciais.
Mas cerveja de verdade também pode ser usada em plantas? Normalmente não, mas pode ser um excelente repelente de insetos, pois os insetos serão atraídos pelo cheiro, mas permanecerão presos.
Para poder comentar deves entrar na tua conta