As orquídeas apresentam uma variedade de formas e tamanhos que deixam todos os espaços mais coloridos e refinados. Para que mantenham a aparência exótica, e pela sua sensibilidade, é preciso seguir um conjunto de cuidados essenciais com as orquídeas.
Neste guia prático, oferecemos informações pertinentes sobre como cuidar de orquídeas, aproveitando o verão para conseguires desfrutar ao máximo destas plantas e apreciar a sua beleza.
Cuidar de orquídeas: devem ser colocadas em vaso ou em pote?
 Existem espécies de orquídeas que se adaptam bem aos vasos e em potes. Cultivar orquídeas em vasos garante uma melhor circulação de ar em redor das raízes, evitando a acumulação de humidade que pode colocar em causa a saúde desta planta.
As orquídeas em vasos podem ser penduradas em paredes interiores ou exteriores, para criar um jardim vertical suspenso bastante chamativo. A orquídea Oncidium, por exemplo, fica bem neste tipo de decoração.
Se tiveres interesse em cultivar orquídeas em potes, convém optar por aquelas que necessitam de solos mais húmidos. É preciso garantir uma boa ventilação e iluminação para evitar o aparecimento de pragas e fungos. As orquídeas Miltonia e Vanda podem ser cultivadas em casa sem qualquer problema, assim como a Orquídea Phalaenopsis.
Como cuidar das orquídeas depois das flores caírem?
 Se as flores das orquídeas começarem a cair não tens motivos para te preocupar e não significa que esteja doente. As orquídeas passam normalmente por um período de descanso, para que se consigam preparar para o crescimento seguinte.
Se as flores murcharem ou caírem, deves cortar a haste respetiva. O mesmo deves fazer se as raízes estiverem frágeis ou com mau cheiro. Mantém os cuidados básicos de iluminação com as orquídeas, optando por um espaço bem iluminado, sem exposição direta ao sol.
Desta forma, estarás a tratar bem das tuas orquídeas. Além destes cuidados, precisas de ter alguma paciência e dedicação, porque estas plantas vão precisar de todo o teu carinho.
Como cuidar de orquídeas interiores? E exteriores?
 As orquídeas apresentam-se majestosas quer em exteriores como em ambientes internos. Azuis, roxas, brancas, laranjas, amarelas ou vermelhas, as orquídeas estão para todos os gostos, mas devem ser cuidadas com alguma atenção. Algumas exigências são:
- Luz indireta: as orquídeas são plantas de sombra parcial, portanto deves evitar expô-la diretamente ao sol. Para o cuidado de orquídeas de interior tem em conta que elas não gostam de luz direta. Poderás colocá-las por perto de uma janela, onde recebam luz brilhante durante uma parte do dia;
 - Regas constantes, mas moderadas: as orquídeas quer estejam dentro ou fora de casa precisam de regas regulares, nomeadamente nos dias de verão. O substrato deve manter-se húmido, entre os 60% e os 80%, sem nunca ser excessivo para não causar problemas maiores. Isto é fundamental para cuidar de orquídeas exteriores e interiores.
 - Temperatura: existem espécies de orquídeas resistentes a temperaturas baixas - como Cymbidium, Phragmipedium e Paphiopedilum -, mas também existem outras sensíveis. Deves proteger as plantas de temperaturas extremas, de geadas e tempestades. A temperatura deve rondar os 22ºC durante o dia e estar entre os 16º e 20ºC durante a noite.
 
Poderás também cultivar orquídeas com adubos e fertilizantes, que poderão ser colocados na água da rega uma vez a cada duas semanas. É recomendado deixar de usar estes produtos após o crescimento das flores.
Toma também cuidado com as pragas em orquídeas, mais comuns na estação quente. Caracóis, lesmas, moscas e mosquitos devem ser mantidos o mais longe possível destas plantas.
Quantas vezes devo regar as orquídeas?
 Se seguires todos os passos para cuidar de orquídeas irás deixar as plantas apelativas e garantir o seu crescimento constante. Mas e no que diz respeito à rega? Podes regar as orquídeas apenas uma vez por semana para florescerem. Nos dias secos, as regas terão de ser mais frequentes, ao contrário do que acontece no inverno.
Antes de regar, deves sempre verificar a camada superior do substrato e perceber se está ou não seca. Evita regar com o substrato húmido, porque poderás danificar a planta.
Quantas vezes ao ano florescem as orquídeas?
O período de floração das orquídeas depende de espécie para espécie. Existem orquídeas que conseguem florescer várias vezes ao longo do ano, mas outras fazem isso apenas durante uma vez.
As orquídeas Phalaenopsis, provavelmente as mais conhecidas, florescem uma vez por ano, produzindo uma haste floral muito bonita. O mesmo acontece com as orquídeas Cattleya, que se distinguem pelas suas poucas flores. Já as oncidium incurvum, reconhecidas pelo tamanho compacto das flores, conseguem florescer várias vezes ao longo do ano.
Passos rápidos para fazer a muda de orquídeas
 Queres cultivar orquídeas em casa e ter a certeza que a multiplicação destas plantas corre bem? Para tal basta seguir alguns passos rápidos.
- Escolher o momento adequado: mudar o substrato das orquídeas é algo que deves fazer a cada dois anos, durante a primavera. No entanto, se o crescimento de novas raízes for mais rápido, deves fazer mudas sem esperar os dois anos;
 - Soltar as raízes: deves pressionar suavemente as laterais do vaso das orquídeas. Depois podes retirar o substrato antigo com o máximo cuidado para não danificá-las;
 - Eliminar as raízes antigas: se existires raízes secas ou velhas deverás cortá-las;
 - Muda a orquídea para novo vaso: o novo vaso deve ser maior do que o antigo para receber os novos brotos. Deves colocar a planta primeiro e depois encher o vaso com substrato;
 - Substrato correto: pedra britada ou cacos de cerâmica, fibra de coco, argila expandida, carvão vegetal e casca de coco são alguns dos materiais que podem ser utilizados para obter o melhor substrato para uma orquídea, que garantem a boa higiene e retenção de água.
 
 
 
 
 
 
 
 
Para poder comentar deves entrar na tua conta