
Lakshmi Mittal, presidente executivo do gigante siderúrgico ArcelorMittal e uma das figuras mais ricas do Reino Unido, adquiriu recentemente uma das propriedades mais luxuosas do Dubai. O magnata de origem indiana comprou uma mansão palaciana situada em Emirates Hills — uma zona exclusiva apelidada de “Beverly Hills do Dubai”.
A casa, de estilo barroco e decorada com folha de ouro, esteve anunciada por cerca de 200 milhões de dólares, mas terá sido vendida por um valor sensivelmente inferior, próximo dos 100 milhões.
Com uma fortuna superior a 23 mil milhões de dólares, de acordo com o Bloomberg Billionaires Index, Lakshmi Mittal junta-se assim a um número crescente de ultra ricos que estão a investir no mercado imobiliário de luxo dos Emirados Árabes Unidos, num contexto de forte valorização dos ativos locais.
Desde a pandemia, os preços das casas de luxo no Dubai dispararam cerca de 70%, consolidando a cidade como um dos destinos preferidos da elite global.
A aquisição surge numa altura em que Mittal, atualmente com 74 anos, pondera abandonar o Reino Unido, na sequência do fim do regime fiscal que permitia evitar impostos sobre rendimentos obtidos fora do país. Esta mudança, em vigor desde abril, tem levado várias figuras abastadas a reconsiderar o seu estatuto fiscal britânico.
Embora ainda não tenha tomado uma decisão definitiva, uma eventual saída de Mittal do Reino Unido representaria uma perda simbólica para o país, particularmente num momento em que o governo de Rachel Reeves tenta reposicionar o território como destino competitivo para investidores internacionais.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta