
O promotor imobiliário LandCo e a Aedas Homes assinaram uma aliança estratégica para desenvolver um projeto único no Algarve português. As duas empresas vão construir uma primeira torre residencial de 116 casas em Portimão, com o nome Ribamar, situada em frente à Praia da Rocha e a apenas 100 metros do mar.
Esta operação marca a primeira colaboração entre as duas empresas, com a possibilidade de alargar o empreendimento a mais três torres, o que representaria um total de cerca de 500 habitações, se a procura atual se mantiver.
Uma parceria com visão a longo prazo
O acordo é o resultado de vários meses de trabalho e da criação de uma empresa comum entre as duas sociedades. O projeto inicial prevê a construção de uma torre de 16 andares num terreno pertencente à carteira da LandCo, com uma área de construção residencial de 14.000 m2 e 2.200 m2 para uso comercial. O volume de negócios previsto é superior a 70 milhões de euros.

O projeto Ribamar contará com casas de T1 a T4, grandes varandas de até 60 m2 e áreas comuns completas: piscina, ginásio, spa, clube social, solário, área infantil e área de coworking. A sua localização privilegiada numa das últimas zonas de desenvolvimento em altura do litoral português confere-lhe um elevado valor acrescentado para compradores nacionais e internacionais.
Comercialização ativa e construção em 2026
A comercialização do projeto já começou, com boas perspectivas de aceitação. A construção está prevista para o segundo trimestre de 2026.
Este acordo reforça a estratégia da LandCo de diversificar a sua atividade de negócio tradicional - baseada na gestão, transformação e venda de terrenos - com uma nova linha de promoção imobiliária direta, apoiada por acordos de co-investimento e de gestão de ativos para terceiros.

Por seu lado, a Aedas traz para o projeto a sua experiência na venda a clientes internacionais e a sua posição como um dos principais promotores residenciais no mercado espanhol.
Atualmente, a LandCo gere uma carteira de 3.200 imóveis, somando a sua própria carteira (mais de 1.500) e a gestão de outros empreendimentos residenciais em colaboração com parceiros estratégicos.