Singapura tem o passaporte mais poderoso do mundo, permitindo aos seus cidadãos visitar 193 países e territórios sem necessidade de visto prévio, segundo o Henley Passport Index.
O Japão e a Coreia do Sul ocupam o segundo lugar, com acesso a 190 países, seguidos por vários países da UE — Finlândia, França, Alemanha, Itália, Irlanda, Dinamarca e Espanha — todos empatados no terceiro lugar, com entrada em 189 países sem visto.
Em 2025, o passaporte português ocupa o 4.º lugar no ranking mundial do Henley Passport Index, permitindo acesso sem visto a 188 países e territórios. Este elevado grau de mobilidade reflete-se numa pontuação de mobilidade de 174 pontos e uma taxa de cobertura global de 87%, destacando-se como um dos passaportes mais poderosos do mundo.
Embora os Estados Unidos estejam um pouco mais abaixo, no décimo lugar, continuam a ser muito influentes, permitindo aos seus cidadãos entrar em 182 países sem restrições significativas. O mesmo nível de liberdade é garantido aos titulares de passaportes da Lituânia e da Islândia.
No extremo oposto, a situação é bem diferente. Quem possui passaporte do Afeganistão, Síria ou Iraque enfrenta restrições severas de viagem. O passaporte afegão é o menos poderoso, permitindo entrada sem visto em apenas 25 países, enquanto a Síria e o Iraque permitem acesso a 27 e 30 destinos, respetivamente.
O Henley Passport Index baseia-se em dados da International Air Transport Association (IATA), incluindo 199 passaportes e 227 destinos de viagem diferentes.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta