As poupanças das famílias portuguesas em depósitos bancários ultrapassaram os 197 mil milhões de euros em setembro, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal. O valor representa um aumento de 193 milhões face a agosto e aproxima-se do recorde histórico registado em julho, ficando apenas 751 milhões abaixo desse máximo.
De acordo com o Banco de Portugal, a variação resulta da diminuição de 60 milhões de euros nos depósitos à ordem e do aumento de 253 milhões nos depósitos a prazo, incluindo os com pré-aviso. Comparando com setembro de 2024, o stock de depósitos de particulares registou um crescimento homólogo de 4,8%, interrompendo a tendência de desaceleração observada desde novembro de 2024, apesar da remuneração destes produtos estar a cair há 20 meses.
No caso das empresas, o stock de depósitos nos bancos residentes situou-se nos 72,5 mil milhões de euros no final de setembro, menos 721 milhões do que em agosto, mas com uma taxa de crescimento anual de 10,9%, acima dos 9,7% registados no mês anterior.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta