Com um investimento de cerca de 17 milhões de euros, a obra, a cargo da Cari, deverá estar concluída em meados do próximo ano.
Comentários: 0
Teatro Nacional de São Carlos
Teatro Nacional de São Carlos Cari
Cátia Colaço
Cátia Colaço (Colaborador do idealista news)

O Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, já iniciou a segunda fase da sua reabilitação. Com um investimento de cerca de 17 milhões de euros, a obra, inserida no projeto de Conservação e Restauro, Reabilitação e Modernização do São Carlos, deverá estar concluída em meados de 2026.

Este projeto está a ser executado pela Cari, que assume a responsabilidade do reforço estrutural, dotação de capacidade sísmica e conservação e restauro das zonas emblemáticas, como a zona de circulação pública, foyer, salão nobre, tribuna real, camarotes, corredores, cafetaria, bilheteiras, palco, fosso de orquestra e teia. O objetivo passa por garantir a durabilidade, segurança e vitalidade do edifício, com novas infraestruturas técnicas, mas sem colocar em causa a autenticidade e o valor patrimonial de um dos mais emblemáticos edifícios históricos do país.

“A reabilitação do Teatro Nacional de São Carlos é uma das obras mais exigentes e emblemáticas do nosso portefólio. Representa um enorme desafio técnico e logístico, mas também um compromisso com a história e a identidade cultural do país. Para a Cari é um privilégio contribuir para devolver a vitalidade a um espaço que é património de todos os portugueses, unindo o rigor da engenharia à sensibilidade que a conservação e restauro de um monumento desta importância exige”, refere, em comunicado, o diretor de produção da Cari, Rui Alves.

Com autoria do arquiteto João Mendes Ribeiro e Atelier 15, a obra insere-se na segunda fase do projeto de Conservação e Restauro, Reabilitação e Modernização do São Carlos e é promovida pelo OPART — Organismo de Produção Artística, E.P.E., contando com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Tal como foi definido pelo OPART, a Cari aplicou ao projeto uma metodologia de trabalho tecnicamente sofisticada, recorrendo à tecnologia BIM (Building Information Modelling), que permite criar um gémeo digital que integra arquitetura, estruturas, instalações e restauro. Suportado por laser scan e registo fotogramétrico, este modelo 3D garante precisão milimétrica e rigor na documentação dos elementos históricos, lê-se na nota.

O Teatro Nacional de São Carlos foi construído no século XVIII e é o único teatro de ópera no país com atividade contínua. O seu projeto de reabilitação e modernização pretende preservar a identidade cultural e arquitetónica portuguesa, de modo a garantir que este teatro continua a ser palco da arte e cultura lisboeta.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta