Inflação na Zona Euro na UE e em Portugal

Inflação abranda na Zona Euro e na UE em março – e sobe em Portugal

Em março, a taxa de inflação homóloga desacelerou na Zona Euro e na União Europeia (UE) para 2,4% e 2,6%, respetivamente, segundo dados divulgados esta quarta-feira (17 de abril de 2024) pelo Eurostat. Valores que vão ao encontro da meta apontada pelo Banco Central Europeu (BCE) para iniciar a descida das taxas de juro diretoras: 2%. Em Portugal, a taxa de inflação homóloga, medida pelo Índice Harmonizado dos Preços no Consumidor (IHPC), foi idêntica à da média da UE, os já referidos 2,6%. 
Evolução da carga fiscal e do PIB em Portugal

Carga fiscal representou 35,8% do PIB em 2023

Em 2023, a carga fiscal aumentou 8,8% em termos nominais, atingindo 95 mil milhões de euros, o que correspondeu a 35,8% do Produto Interno Bruto (PIB), um valor ligeiramente inferior ao verificado no ano anterior (36,0%), segundo dados divulgados esta terça-feira (16 de abril de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Confiança nas notícias

Em que países a confiança nas notícias é maior e menor?

Todos os anos, o Reuters Institute for the Study of Journalism publica um relatório sobre o consumo de notícias digitais. A última edição, baseada em inquéritos a mais de 93 mil pessoas em 46 países, documenta como a confiança geral nas notícias diminuiu dois pontos percentuais (p.p.) no ano passado. Cerca de quatro em cada dez pessoas diz confiar na maioria das notícias em grande parte do tempo. Entre os países inquiridos, a Finlândia continua a ser o país com o nível de confiança mais elevado (69%). Já a Grécia encontra-se na cauda da tabela (19%).
Dívida pública em Portugal

Dívida pública de Portugal baixa para 268.512 milhões em fevereiro

A dívida pública na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, baixou 10.261 milhões de euros em fevereiro, em termos homólogos, para 268.512 milhões de euros, anunciou esta segunda-feira (1 de abril de 2024) o Banco de Portugal (BdP). Face a janeiro, os dados do banco central mostram que o valor da dívida recuou perto de 2.179 milhões de euros.
Remuneração dos depósitos a prazo

Depósitos a prazo: poupanças voltam a render menos em fevereiro

Não há boas notícias para tem poupanças nos depósitos a prazo. A taxa de juro dos novos depósitos a prazo diminuiu em fevereiro pelo segundo mês consecutivo, fixando-se em 2,81%, segundo revela o Banco de Portugal (BdP). Esta descida dos juros nos depósitos a prazo poderá estar a antecipar o primeiro corte dos juros do BCE previsto para junho.