Pensão média mensal de velhice por distrito em 2024

Reformas: metade dos pensionistas recebia 462 euros por mês

Metade dos pensionistas por velhice recebia uma pensão abaixo dos 462 euros, apesar de a média ser de 645 euros, segundo dados analisados por economistas do Banco de Portugal (BdP), que assinalam ainda as diferenças entre géneros.De acordo com a análise aos microdados da Segurança Social referentes
Portugal entre os países com mais idosos

Portugal entre os países com mais idosos e com menos cuidadores

Portugal é um dos países mais envelhecidos do mundo, mas enfrenta uma grave escassez de recursos para cuidar dos idosos. Segundo o relatório Health at a Glance 2025, da OCDE, até 2050 um terço da população portuguesa terá 65 ou mais anos, e mais de uma em cada oito pessoas terá 80 anos ou mais.
Poder de compra

Poder de compra em Portugal cresce para 82,4% da média europeia

O poder de compra em Portugal aumentou para 82,4% da média europeia em 2024, 1,3 pontos percentuais acima de 2023, mantendo o país na 15.ª posição entre os 20 países da zona euro e na 18.ª da União Europeia. Segundo dados preliminares divulgados esta segunda-feira, dia 15 de dezembro de 2025, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), entre 2023 e 2024 o Produto Interno Bruto (PIB) ‘per capita’ de Portugal, expresso em Paridades de Poder de Compra (PPC), passou de 81,1% para 82,4% da média da União Europeia (UE).
Risco de pobreza na União Europeia

Portugal no top 10 dos países em risco de pobreza na União Europeia

“Principais Indicadores sobre as Condições de Vida na Europa 2025”, publicado em setembro, oferece uma visão abrangente sobre as condições de vida dos europeus atualmente. A publicação aborda temas que vão desde a distribuição de rendimentos e desigualdades, à composição familiar, intensidade laboral e serviços para a infância, até questões de saúde, deficiência e discriminação.
Comprar casa nos EUA: idade média sobe e chega aos 40 anos

Comprar a primeira casa nos EUA: idade média sobe e chega aos 40 anos

O acesso à primeira habitação própria nos EUA acontece aos 40 anos de idade, de acordo com os últimos dados do inquérito realizado pela Associação Nacional de Agentes Imobiliários (NAR, na sigla em inglês), sobre transações efetuadas entre julho de 2024 e junho de 2025. O aumento vertiginoso dos preços e das taxas de juro hipotecárias nos últimos anos tem atrasado a aquisição de uma casa para milhões de norte-americanos.
Preço da prata

Preço da prata atinge novo máximo histórico de 59 dólares

O preço da prata atingiu novos máximos históricos esta segunda-feira (dia 1 de dezembro), aproximando-se dos 59 dólares por onça, impulsionado, segundo os analistas, pela expectativa da Reserva Federal (Fed) norte-americana reduzir as taxas de juro na sua reunião de dezembro.De acordo com os dados d
Economia portuguesa

Economia portuguesa cresceu no verão impulsada por procura interna

A economia portuguesa cresceu 2,4% no terceiro trimestre, em termos homólogos, e 0,8% em cadeia, impulsionada pela procura interna, confirmou esta sexta-feira, dia 28 de novembro, o Instituto Nacional de Estatística (INE).Estes números confirmam a estimativa rápida divulgada no final de outubro pelo
Renda per capita

Rendimento familiar em Portugal aumenta lentamente em vinte anos

Portugal mantém-se num patamar intermédio na União Europeia quando se olha para o crescimento do rendimento disponível per capita das famílias entre 2004 e 2024, enquanto países como Roménia (134%), Lituânia (95%) e Polónia (91%) registaram aumentos impressionantes. Espanha destacou-se negativamente, com apenas 11% de aumento em 20 anos, ficando apenas à frente da Grécia (-5%) e da Itália (-4%). Portugal não chega a esses extremos, mas o seu crescimento também se manteve moderado
Países onde a riqueza mais cresceu na última década

Estes são os países onde a riqueza aumentou na última década

Um recente relatório sobre o crescimento da riqueza mundial, elaborado pela New World Wealth, revela que Montenegro lidera a lista global de países com maior aumento no número de milionários na última década (2014-2024), registando uma subida de 124%. Atualmente, este pequeno país europeu conta com 2.800 milionários, 22 centimilionários (pessoas com mais de 100 milhões de dólares) e dois multimilionários (mais de mil milhões de dólares).
Los 30 países con mayor calidad de vida

Estes são os 30 países como melhor qualidade de vida em 2025

Portugal desceu no Índice Global de Qualidade de Vida da Numbeo. Em 2015 ocupava o 26.º lugar, mas em 2025 já não figura no top 30, segundo a Visual Capitalist. Em contra partida, Espanha registou um avanço no Índice Global de Qualidade de Vida elaborado pela Numbeo, situando-se no 18.º lugar a nível mundial em 2025, face ao 24.º lugar que ocupava há uma década, o que representa uma melhoria de seis posições, conforme revela esta imagem da Visual Capitalist.
Evolução das emissões de gases com efeito de estufa

Portugal já reduziu 23% de emissões de gases com efeito de estufa

Portugal registou uma redução global de 23% das emissões de gases com efeito de estufa, entre 2015 e 2023 e, mantendo-se essa trajetória até 2030, 42% dos municípios podem atingir a meta do Acordo de Paris. A partir das metas do Acordo de Paris e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, a atualização da Plataforma ODSlocal revelou uma “evolução positiva”, mas também sublinhou desafios municipais rumo às metas do final da década, avançou à Lusa a plataforma.
Desperdício alimentar

Cada europeu desperdiça, em média, 130 quilos de comida por ano

Em 2023, na União Europeia, foram desperdiçados cerca de 130 quilos de alimentos por pessoa. No total, a UE gerou 58,2 milhões de toneladas de resíduos alimentares, incluindo partes comestíveis e não comestíveis – um ligeiro aumento de 0,7% em relação a 2022 (57,8 milhões de toneladas).
INDICADOR PER CAPITA DO PODER DE COMPRA POR MUNICÍPIO, 2023

31 municípios superam a média nacional de poder de compra

Em 2023, apenas 31 dos 308 municípios portugueses apresentaram um poder de compra superior à média nacional, segundo o Indicador per Capita (IpC). Lisboa, Porto e Oeiras lideram a tabela, com os valores mais elevados, seguidos por outros municípios urbanos e capitais de distrito, como Coimbra, Aveiro, Faro e Évora. A concentração de municípios acima da média é particularmente evidente nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, que continuam a destacar-se como os principais polos económicos do país.